segunda-feira, 10 de maio de 2010

Primeiras leituras

Procurar livros para miúdos que só sabem ler algumas letras é uma tarefa árdua e por vezes ingrata. Quando o meu filho só sabia algumas letras, fazia-lhe eu as histórias para ele ler e não "encravar" a leitura num "g", por exemplo, que ainda não tinha aprendido. É claro que o resultado depois eram histórias "sem sal" com o Tito a atar o totó da tareca. Felizmente, esta fase durou pouco tempo e, mesmo sem ter estudado os "casos especiais" de leitura, começou a ser possível ler pequenas histórias.

A primeira que ele leu foi uma vitória e alegria para todos! É importante que esta etapa seja consolidada, que eles sintam que conseguem ( e por isso não faz mal ajudar nas palavras mais longas ou difíceis). Por outro lado, devem ser histórias de que eles gostem e que queiram contar aos outros que conseguiram ler.

No caso do meu rapaz, foi um livro editado pela Civilização, Harry e o Balde dos Dinossauros - Oh, não! As palavras mais difíceis do texto são "chávena" e "dinossauro". As restantes, ainda que com alguma ajuda, são de fácil leitura. Cada página tem uma só frase ou, no máximo, duas e pequenas, pelo que é fácil ver as páginas passar e chegar ao fim do livro e dizer: Vitória, vitória, acabou-se a história!
Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário