quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TPC - Muitos, poucos ou nenhuns?

Um convite para ler e reflectir sobre os tão polémicos trabalhos para casa, mais conhecidos por TPC, no blogue do Esca - Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente. Tanto entre pais como entre professores há opiniões favoráveis aos TPC, outras nem por isso.
Muitos TPC's? Poucos? Nenhuns? Como em muitas outras coisas, gosto das soluções de consenso: os TPC's necessários, sem fundamentalismos e sem exageros.
Como professora, procuro mandar apenas os TPC necessários. Como mãe, estou agora a descobrir que no 1º ciclo os necessários são mais do que aqueles que eu pensava. Já acrescentámos ao "esquema" do final do dia mais uma etapa. E passadas duas semanas, os TPC já entraram na nossa rotina, sem stress.
Ana Soares

3 comentários:

  1. na escola da catarina, os meninos do 1º ano não trazem trabalhos de casa. mas nós perguntamos sempre o que ela fez e se nos mostra... é divertido e é muito estimulante vê-los aprender tanta coisa, em tão pouco tempo e, às vezes, de maneiras tão inesperadas. pmarques

    ResponderEliminar
  2. Julgo muito importante para nós sabermos o que estão a aprender.Sou a favor dos tpc

    ResponderEliminar
  3. Ando no 9ºano , e sou a favor dos TPC, em semanas que nao tenhamos testes, e principalmente, no 1ºano acho que deviam ter muitos, que depois chegam ao 2 ciclo, e não sabem nada, devido a uma fraca aprendizagem na primária.

    ResponderEliminar