quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Parece que é normal ser vítima de bullying

Os alunos resignam-se e acham que é normal, sempre existiu e vai continuar a existir. O bullying faz parte do dia-a-dia da escola, de qualquer escola. Um estudo realizado com uma amostra de 1237 alunos entre os 11 e os 16 anos de Braga, Porto e Granada conclui que entre os inquiridos 7,3 por cento são vítimas, 8,5 agressores e 84,1 por cento presenciam actos de violência entre colegas.
O inquérito mostra ainda que as vítimas de bullying são pessoas passivas, socialmente incompetentes, ansiosas, depressivas e inseguras. Ao passo que os agressores "são vistos como fortes, extrovertidos e alegres, detentores de um poder e confiança que reforçam o seu carácter de liderança dentro do grupo".
Um destes dias é preciso fazer um estudo que reflicta uma análise mais fina e descubra que há outras vítimas de bullying: os alunos bem sucedidos escolar e socialmente. Não há nada que os
medianos mais odeiem que aqueles que se destacam por serem excepcionais. Diz que a inveja é uma coisa muito portuguesa e talvez a bebamos logo no leite materno.
O que é certo é que se às vítimas mais passivas o bullying pode ser traumatizante; aos alunos confiantes, ser espezinhado vai ajudá-los a tornarem-se mais forte, mais resilientes e... serão eles os futuros líderes!
BW

6 comentários:

  1. Não consegui perceber se o último parágrafo é em registo irónico ou "sério". Quero acreditar que se trata de um registo irónico, embora não seja claro. Seria estranho, no mínimo, entender que os maus-tratos têm efeitos positivos, promovem a auto-estima, a resiliência e a capacidade de liderança. Não foi isto que disse, pois não Bárbara?

    ResponderEliminar
  2. é a sério. o que quis dizer é que os miúdos que são excepcionais, bons alunos, bons amigos, responsáveis, conscientes e que, por isso, são maltratados pelos que os invejam, poderão "dar a volta por cima" mais facilmente do que os outros que são gozados porque são fracos, gordos, baixos... Os maus tratos são isso mesmo "maus", mas também aprendemos com as coisas más, não é? BW

    ResponderEliminar
  3. BW,
    Nao concordo com o final. Mais, nao acho que seja verdadeiro que essas más experiencias tenham o efeito de que fala - torná-los mais fortes e resilientes.
    A resiliencia é uma resposta boa a situaçoes adversas, mas nao se adquire essa capacidade por passar por situaçoes adversas. Adquire-se através de experiencias positivas. E virá a a revelar-se e a ajudar nas negativas ou adversas.

    ResponderEliminar
  4. E eu concordo com o seu último parágrafo: Ajuda nas negativas e adversas. E sinceramente, acho que aprendemos com o mau. Há pessoas que vivem de maneira positiva e optimista apesar de terem passado por muito más experiências. Eu conheço pessoas assim, que admiro muito! BW

    ResponderEliminar
  5. "Apesar de terem passado" e não "porque passaram", exactamente. Penso que estaremos de acordo no essencial, afinal.

    ResponderEliminar
  6. De facto, estamos de acordo, no essencial.

    ResponderEliminar