quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Porque é que os nossos filhos devem vir a casa todos os dias

Para rapazes aventureiros, atléticos, responsáveis, independentes, o apelo do Colégio Militar (CM) é tentador. Viver, dia e noite, com outros rapazes da mesma idade, longe de casa, estudar e praticar todos os desportos possíveis e imagináveis. Ser responsável por si e pelos outros. Para quem teve familiares ou amigos no Colégio Militar, como eu, que falam da união, da fraternidade, do espirito de camaradagem lá dentro e do sentido de grupo que se continua a viver cá fora, o apelo é de facto tentador. "Um por todos e todos por um". Mas são essas mesmas pessoas que admitem que uma vez ou outra lá há um castigo; que faz parte, que é preciso ser homem e não "uma menina", que quem se queixa são os fracos, que quem é castigado são os rebeldes, que quem tira os filhos do colégio são as famílias descompensadas e problemáticas.
Há sempre uma justificação para encobrir um castigo inflingido pelos mais velhos. São 200 anos de tradição, é o espírito militar, argumentam.
Não são os castigos que me afastam de uma educação militar. É o ter a certeza de que quem é responsável pela educação e pela formação de carácter dos meus filhos sou eu e o pai deles e não o Estado travestido na figura dos graduados - rapazes de 16/17/18 anos, finalistas do secundário que foram deixados pelos pais no colégio quando tinham dez, à guarda de outros rapazes de 16/17/18 anos.
BW
PS: Diz o presidente da associação de pais do CM que não há violência como "cá fora", não há navalhadas. É certo, há a humilhação constante. Desconheço com o que é mais difícil de lidar...

1 comentário:

  1. Para muitos pais e uma boa parte da comunidade a tareia é educativa e disciplinadora, como sempre, trata-se de uma questão de valores em que a mudança é lenta e difícil.

    ResponderEliminar