quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blogues unidos pelo ambiente - II

Acreditamos que a nossa geração pode fazer a diferença, pois podemos passar a responsabilidade aos nossos filhos e alunos. Com os ensinamentos e com o exemplo, naturalmente.
Uma torneira que se fecha enquanto os dentes são lavados. O lixo que é devidamente separado. As luzes que se vão apagando casa fora. Os sacos com o lanche da tarde que se guardam de um dia para o outro. O papel que se escreve dos dois lados. O sabonete em vez do gel de banho. A roupa que passa de irmão em irmão. O lixo que nunca fica no chão.
Temos nas nossas mãos os cidadãos do mundo de amanhã. Podemos fazê-los acreditar que cada gesto de cuidado com o planeta vale a pena. Assim, gestos infinitos poderão mudar o rumo do planeta verde. Não é uma utopia. É um dever.

2 comentários:

  1. Sem qualquer sombra de dúvida! A educação ambiental tem trabalhado imenso em Portugal com as crianças porém, não nos devemos nunca esquecer dos decisores do presente que tambem precisam de ser sensibilizados para estas questões, bem como os adultos que no seu dia-a-dia por vezes se esquecem dos pequenos gestos que podem e fazem toda a diferença. Por vezes fico desanimada por não ver resultados imediatos daquilo que faço (educação ambiental), mas depois vejo como o mundo tem mudado desde que comecei nesta profissão e apercebo-me... cada um de nós é uma gota de água que irá formar um grande oceano de comportamentos ambientalmente correctos, para preservar este nosso planeta azul...

    ResponderEliminar
  2. Alem de se educar para a preservação do meio ambiente, deveríamos também aumentar os alertas, nas escolas, especialmente, entre crianças, dos riscos a saúde que provocam os vícios. É fato que as propagandas induzem às drogas, luxúria e as libertinagens todos aqueles de pouco desenvolvimento mental ou cultural. Conforme documentário na Discovery Science-(15/08/09), o excesso de álcool afeta a formação dos ossos nos jovens e com o tempo afeta a produção de testosterona nos homens o tornando efeminados. Narguilé pode ser 450 vezes mais perigoso do que o cigarro, diz estudo-24/08 - 20:35 - BBC Brasil-Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé (o tradicional cachimbo de água, comum no Oriente Médio) é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro. German Study: : Marijuana Users at Risk for Personality Disorders. Men who use cannabis risk becoming antisocial while women often become depressed and insecure.Empresas já estão restringindo contratarem os que fumam cigarros comuns.

    ResponderEliminar