sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Uma razão para o insucesso

Há algum tempo, ouvi esta explicação da boca da psicóloga Maria Dulce Gonçalves sobre uma das razões para o insucesso escolar e/ou mau comportamento: Por vezes, o ambiente familiar é tão competitivo que a criança sente que a melhor maneira de responder é através do fracasso. Prefere-o a competir e não corresponder à imagem que os pais, avós ou irmãos fazem ou esperam dele.
Já o psicanalista João dos Santos, que continua a ser uma referência na área, fez referência a estas situações quando escreveu: "Pelo recurso ao fracasso, sobretudo manifesto no plano escolar, a criança evita vencer o pai, ou mesmo aproximar-se dele. Os "homens importantes" que, em vez de simplesmente se oferecerem como modelo aos filhos, os esmagam com a exibição das suas qualidades e dos seus êxitos passados e presentes, criam, por vezes, nas crianças o medo de competir". E explicou: "A admoestação e a repressão frequentes, a intolerância, o interesse exclusivo pelos resultados obtidos pela criança e não pela sua pessoa, mantêm a culpabilidade. O conflito interior estabiliza-se e não se resolve, por a realidade exterior aparecer como demasiado ameaçadora".
BW

1 comentário:

  1. Bárbara,

    Como refere, existem muitos, demasiados, casos de crianças com o que designo por "incapacidade aprendida", ou seja, aprendem a não ser capazes de aprender ou fazer, porque não "querem" correr o risco de falhar. Por vezes, as reacções de adultos, pais e professores, acentuam este tipo de funcionamento.

    ResponderEliminar