quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Restaurante na escola

Não temos por hábito fazer sugestões gastronómicas. Mas, desta vez, é inevitável falar-vos de um restaurante. É que este é uma antiga escola primária. Fica localizado numa povoação chamada "Cachopos". E é um espaço cheio de memórias: mapas antigos, fotografias, quadros de ardósia. O chão de madeira é o de origem. Aquele que foi pisado pelas crianças das fotos expostas. As arcadas traseiras foram fechadas com umas janelas de alumínio, sem grande graça. Mas, ainda assim, em todo o espaço parece que se respira o ar de outros tempos.


Na verdade fomos lá para comer. E, quanto a este aspecto, não ficámos nada desiludidos. Comida verdadeiramente deliciosa. Coelho de coentrada; feijão adubado, empada de coelho bravo. Todos os pratos estavam deliciosos. O serviço foi exemplar. O preço pareceu-nos justo.

À saída reparei num poema escrito numa ardósia. Preparava-me para o fotografar, quando nos ofereceram uma cópia. Aqui fica:

SER PROFESSOR

Ser professor é ser artista
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo,
é ser mãe, pais, irmão e avó
é ser palhaço, estilhaço,
espantalho, bagaço...
é ser ciência, paciência,
é ser informação,
é ser acção,
é ser bussóla, é ser farol,
é ser luz, é ser sol,
incompreendido?...Muito
defendido? Nunca
O seu filho passou?
Claro é um génio
Não passou
O professor não ensinou

Ser professor ...
é um vício ou vocação?
é outra coisa...
é ter nas mãos o mundo de
Amanhã.

Anónimo

Restaurante A Escola, Cachopos. A 13 quilometros de Alcácer do Sal, direcção Comporta.
Ana Soares

2 comentários:

  1. já conhecia o restaurante e o poema. em relação ao estaurante não posso estar mais de acordo. o poema... pergunto-me quantos professores querem realmente ser metade dessas coisas (o poema é ambicioso), mesmo só por ambição (que não é fácil concretizar, imagino). a ti, ana, imagino que sirva de meta e estou certa que estás lá próxima. b, pmarques

    ResponderEliminar
  2. Obrigada.
    Ser professor é, sem dúvida, ter como meta tudo aquilo, sendo uns dias mais uma coisa, outros mais outra. À medida do que os alunos vão pedindo.
    Sempre consciente da tremenda responsabilidade de que esta profissão nos institui.
    Beijos
    AS

    ResponderEliminar