terça-feira, 13 de outubro de 2009

Saiba qual é a escola ideal para o seu filho

O i titula: Saiba qual é a escola ideal para o seu filho. Lido o texto ficamos sem saber!

Na edição em papel diz o i: "O Ministério da Educação divulgou ontem o ranking nacional das escolas do ensino básico e secundário"

Correcção: O Ministério da Educação (ME) divulgou a base de dados dos resultados dos exames nacionais do básico e do secundário. O ME não faz rankings, quem os faz é a comunicação social e cada um faz como quer!

No PÚBLICO o critério para o secundário é contar apenas com os resultados dos exames das oito disciplinas com mais alunos internos inscritos. Para o básico contamos com os inscritos e os auto-propostos mas que frequentaram a escola. Fazemos ainda dois rankings, um com as escolas todas, outro com aquelas onde foram feitas mais de 50 provas.

O i lista "as 25 melhores escolas do país" com o título "apostar" e as "20 piores do país" com o título "duvidar". No PÚBLICO falamos de escolas com melhores e piores resultados, não é uma questão de português, é uma questão de respeito para com o trabalho das escolas. Porque é que devemos duvidar da escola do Carmo, em Câmara de Lobos (a primeira na lista das piores do i) e não do Colégio do Rosário no Porto (a primeira melhor)? O que é que o i sabe dessas escolas e não escreveu em lado nenhum?

E continua, cada listagem tem um título: "a melhor escola do meu distrito, a melhor disto, a melhor daquilo"... Quem disse que a escola com os melhores resultados é a melhor? Onde é que está a reflexão que leva a essa conclusão? Ah! São os resultados dos exames, que uns fazem para entrar a Medicina e outros apenas para terminar o secundário.

Este tipo de trabalho é giro, é fun, é sexy, é leve, tem muita leitura, mas não é jornalismo e descredibiliza o que se pode fazer a partir dos resultados dos alunos. No próximo sábado, o PÚBLICO tem um suplemento com a reflexão possível.

Entretanto, para saber de facto como escolher a escola ideal, o melhor é ler este livro! Apesar da lei ainda ser muito fechada, os portugueses têm cada vez mais possibilidades de escolher a escola para os seus filhos e este livro ajuda os pais a olharem para o estabelecimento de ensino, equipamentos e recursos com olhos de ver.
BW



3 comentários:

  1. Agradeço o comentário que deixou no Atenta Inquietude. É exactamente a pensar em aspectos como a reacção que relata das escolas, designadamente as públicas, que, embora julgue a análise dos resultados das escolas um imprescindível objecto de estudo, a criação de observatórios de qualidade considerando outros indicadores para além dos resultados dos alunos em escolas e/ou agrupamentos(qualidade da liderança, por exemplo) e com validação externa, poderia ser mais uma forma mais eficaz de promover mudança que a "simples" divulgação dos rankings.

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  2. Sem dúvida! Os meios de comunicação social não são centros de estudos. Contudo têm o dever de informar bem, de ouvir quem estuda estes temas, de colocar inúmeras pistas e perceber se elas se verificam no terreno ou não. Partir de ideias feitas e confirmá-las ou descobrir que são mesmo ideias feitas! O que não devem fazer é tratar o tema de maneira simplista. BW

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  3. ainda bem que há mais quem pense assim... não gostei mesmo nada da maneira como a "i" pôs as coisas e nem sou parte interessada (ainda).

    e sim, "A Escola Ideal" é uma óptima ajuda e nada tendenciosa ;)

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