quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Não resisti à Maitê Proença, confesso

Recebi o filme, recebi vários e-mails de brasileiros indignados e envergonhados com o video de Maitê Proença para o programa Saia Justa, em 2007, e acabei por não resistir e ver.
Não me choca o ridicularizar os portugueses, nós também o fazemos - de nós próprios e dos outros - o que me choca é a ignorância. Ir a Sintra, uma das vilas mais bonitas do mundo, classificada como património da UNESCO, e ficar-se por uma porta onde um número está ao contrário, é pobreza de espírito. Ir ao Mosteiro dos Jerónimos, único no mundo, estar num claustros que fez e onde se continua a fazer história e cuspir, é, no mínimo, falta de educação. Falar de Salazar, e dizer que foi um ditador que esteve no poder uns 20 anos, é ignorância. O resto é o preconceito a falar mais alto, o achar que os portugueses são todos uns padeiros ignorantes, chamados Manuel.
BW
PS1: Com um continente tão esplendoroso, tão novo e tão belo, é uma pena os americanos (em geral e de norte a sul) terem quase sempre uma relação tão mal resolvida com o velho continente!
PS2: Não sou responsável pela frase que está em cima do filme!

Actualização: Maitê Proença já veio pedir desculpa. Por mim, desculpas aceites!

9 comentários:

  1. Essa brasileireca de meia tigela escusa de pedir desculpas, pois já não voltará a ser bem recebida em Portugal. Que tenha vergonha na cara, que brincadeiras dessas não se faz. Burra e esquesita és tu.

    ResponderEliminar
  2. Os pasteis de Belem diviam era ter veneno para ver como era bom para a tosse parvalhona não ~´a gente mais burra que os brasileiros e vem essa parva para aqui deitar papos o hotel devia era chamar o homem do lixo para lhe leva la a ela essa mula mas nem para a reciclagem ela era aproveitada essa insuflavel convencida

    ResponderEliminar
  3. Sou brasileira e vivo em Portugal a quase sete anos e senti-me envergonhada e até mesmo enojada quando assisti a filmagem da Maitê, através do jornal televisivo da Sic. Eu supunha que essa "tal# Maitê fosse alguém que, no mínimo possuía alguma educação, alguma cultura e, pelo menos, um mínimo de respeito por quem quer que seja. Aqui, muitas vezes, sinto na pele o preconceito que muitos portugueses teem contra os brasileiros mas isto não justifica o ocorrido. Em Portugal, há sim, gente boa e má, simpática e antipática, honesta e desonesta, ASSIM COMO NO BRASIL E EM QUALQUER PARTE DO MUNDO, entretanto, isto não lhe dá o direito de fazer o que fez. Ela que, na verdade,chamou os Portugueses de "burros", desrespeitou-os e ridicularizou-os não fez outra coisa senão que COMPROVAR a sua ignorância, falta de cultura, de respeito, de "berço" e de bom senso. ELA ENVERGONHOU O BRASIL E OS BRASILEIROS e, particularmente, acho que o nosso Presidente Lula(também criticado pela sua suposta falta de formação acadêmica, porém mais educado e digno que ela) deveria, em nome do Brasil e dos brasileiros, pedir ao Povo Português desculpas pelos atos desta infeliz brasileira. EMesquita

    ResponderEliminar
  4. Confesso que, à reacção inicial de rejeição ao visionar o video, se sobrepôs uma vontade enorme de rir ao ver a tremenda ignorância da senhora visível naquela explicação patética do ditoso número "de patas para o ar".
    Julgo que, para alguém que é reconhecido como figura "pública", será bem mais constrangedor ter a noção de, perante milhões de pessoas, mostrar tanta ignorância. E desse constrangimento, para nosso gaúdio, não se livra ela! Já para não falar de outras lacunas que puseram a descoberto alguém que, bem no fundo, desconhece o útero que gerou o seu país, grande, sim, mas ainda muito terceiro mundista!

    ResponderEliminar
  5. "...um número está ao contrário, é pobreza de espírito" e ignorância. O número está ao contrário de propósito, em Sintra existem muitos locais assim, porque é um símbolo esotérico.
    Por mim, não está perdoada. Espero que não volte a Portugal. Se quiser pode chamar o Sousa Tavares que também não faz falta... Se a Globo, também, pedisse desculpa não lhe ficava nada mal.

    ResponderEliminar
  6. so tenho uma pergunta para o miguél sousa tavares o senhor achou alguma piáda ao vídio?

    ResponderEliminar
  7. Que coisa mais nojenta ver uma mulher a cuspir, é baixo nível mesmo!!!
    Em relação ao "Lapi Topi" será que foi mesmo o "mousi" que lhe mostrou é que como diz que ele parecia que estava olhando uma capivara... não sei não!!!

    ResponderEliminar
  8. Pessoalmente, eu até gosto dos brasileiros, mais ainda de brasileiras, já que a minha companheira e futura esposa é brasileira. Não generalizemos no entanto, há bons e maus em todos os países e culturas, e uma grande diferença de mentalidades, posturas e elevação cultural dentro do próprio Brasil, país enorme,,, diferenças como também existem em Portugal, apesar de bem pequenino em comparação,,, como diferenças entre alentejanos, nortenhos, alfacinhas, saloios e até alguns mouros que temos por lá.
    Se comparares brasileiros do sul, Gaúchos por exemplo, onde eu me encontro, com os Cariocas, Paulistanos, Mineiros e Baianos irás decerto encontrar enormes diferenças a todos os niveis. No caso particular da Maitê, ela "borrou o pé", ou "cagou a pata" em bom Português, mais com o pedido de desculpas do que com o próprio video que gerou a polémica, não achas???? Ts-ts, que vergonha, e aconselho-te uma visitinha ao site da própria e que observes os comentários, muitos impróprios e descabidos, que por lá proliferam.
    Um abraço, luso-brasileiro, e aparece no nosso espaço sempre que te der na gana!!!! HCL

    ResponderEliminar
  9. Sou BRASILERA, mas estou envergonhada com a falta de cultura e educação dessa pessoa, se é que posso chamar de pessoa. Sinto muito por tudo o que aconteceu.........

    ResponderEliminar