sábado, 11 de junho de 2011

Os (maus) exemplos



O primeiro-ministro inglês David Cameron encomendou um estudo sobre a criação de um sistema de classificação dos videos como existe para os filmes, de maneira a que videos como os de Lady Gaga ou Rihanna possam ser proibidos de passar antes das nove da noite, por causa das crianças.
A notícia tem uns dias mas lembrei-me dela quando, no metro, uma menina com 10/11 anos deslizava no varão, situado no meio da carruagem, e dançava ao som desta música da Shakira.
Ela era pequena mas dançava com toda a sensualidade da colombiana, mexia nos cabelos e mirava o seu reflexo nos vidros das portas, voltava a dar uma volta completa ao varão, agarrada com apenas uma mão enquanto a outra despenteava os cabelos. Parava e saltava para barra como fazem as bailarinas. Depois abandonava o corpo, deixando-o cair, agarrando-se com ambas as mãos e escorregava devagarinho. E voltava a repetir a coreografia até o comboio parar. Sentava-se e quando este arrancava, corria para o varão e repetia.
Estavam vários homens a olhá-la, ela absorta com a sua imagem reflectida, rodava, rodava, sempre agarrada com uma mão. Acabei por levantar-me e dizer-lhe: "Não faças mais isso, não é bonito", senti-me uma velha com mil anos, "quer dizer, é bonito e tu danças muito bem, mas pode ser perigoso, ainda por cima estás sozinha... Queres sentar-te ao pé de mim?". E ela olhou-me desconfiada, como se fosse eu o perigo, agarrou na mochila que estava esquecida num dos bancos e saiu na estação seguinte: "Está louca?", atirou com sotaque brasileiro.
Sei lá, talvez... Eu também gostava de dançar como as Doce e a Madonna, mas fazia-o em casa ou na escola com as minhas amigas, longe dos olhares do mundo. Sei lá, ou estou louca ou estou velha ou leio muita coisa...
BW

3 comentários:

  1. Leitores, velhos e loucos todos chegamos lá aos poucos.

    ResponderEliminar
  2. [é loucura, até acontecerem "as desgraças" para encher os noticiários até à exaustão; o caso que nos traz merece uma reflexão, uma pausa para reflectir antes que seja demasiado tarde... afinal (com as devidas distâncias) a Sarah, n'"Os Acusados, também só estava a "divertir-se", dançando sem inibições...]

    grato pela partilha,
    respeitoso abraço,

    LB

    ResponderEliminar
  3. Bárbara Wong:
    Realmente, é este tipo de afirmação social e de pretensa maturidade, particularmente em certas meninas, que me preocupa. Não pelo gosto que têm em dançar, cantar, imitar os seus ídolos...mas porque o fazem publicamente sem qualquer pudor, encantadas que estão com as formas do seu corpo e com o patético jogo de sedução que as leva tantas vezes ao fim da linha.

    Continuação de um BOM DIA!

    Nazaré Oliveira

    ResponderEliminar