segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um bom cenário para falar de sexualidade com os miúdos

Exposição "Sexo… e então?!", no Pavilhão do Conhecimento

A maior mais valia desta exposição, que hoje vos recomendo, é, na minha perspectiva, criar um cenário, lúdico e divertido de onde os pais ou professores podem partir para uma conversa sobre a sexualidade. E muitas vezes é disto que precisamos, de um cenário que despolete a conversa e, eventualmente, perguntas. Com informação rigorosa, mas de forma divertida, pode ser explorada por crianças de diferentes idades. Eu esperei pelo fim do ano lectivo para levar lá os meus dois filhos. E resultou.
Eles gostaram especialmente de alimentar um bebé na barriga da mãe e ver as suas reacções face aos diferentes alimentos, os saudáveis e os não saudáveis. Olharam-se ao espelho e viram, de forma divertida, o seu corpo modificar-se ao longo da puberdade. Viram um filme e perceberam como se desenvolve um bebé ao longo dos 9 meses de gravidez.
Ela brincou e reteve o essencial. Ele aprofundou alguns conceitos e também aprendeu alguns nomes. Ainda se engana e diz que a "culpa" de tudo o que acontece na puberdade é das hortenses. Ela corrige e insiste que é das hormónias. Têm 8 e 4 anos e gostaram. A mãe também se divertiu com eles.

Porque a exposição está a terminar, renovo agora a sugestão de que a Bárbara já falou no início do ano lectivo.
Aproveitem.

Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário