terça-feira, 14 de junho de 2011

testes e mais testes

Retomo o tema dos testes intermédios.
No trabalho ontem publicado pelo Público temos alguns números interessantes:
2005/2006 - 4 testes intermédios (todos no Secundário);
2009/10 - 17 testes (3 no 9º ano, os restantes no Secundário);
2010/11 -  23 testes (2 no 1º ciclo, 1 no 8º ano, 8 no 9º ano, os restantes no Secundário).

Concordo que são demais.
Mas porque  acredito que podem ser úteis indicadores:
- defendo que deviam ser "estrategicamente" distribuídos pelos diferentes anos escolares e que deveria, anualmente, haver apenas um de cada disciplina que é sujeita a exame;
- reitero que devia haver intermédio de Português no Secundário (ora não é de estranhar que dos 23 testes intermédios realizados este ano lectivo, 12 dos quais no Secundário, nenhum tenha sido de Português?).
E concluo dizendo que o que os alunos fazem a mais são testes. Não apenas os intermédios.

Os alunos precisam de tempo para se poderem concentrar e tirar proveito do estudo que fazem para os testes. Para que isso aconteça, não podem ter 2, 3 ou 4 testes na mesma semana. 

Menos elementos de avaliação.
Melhores elementos de avaliação.
Mais feedback para pais e alunos.
Provavelmente, melhores resultados.
Certamente, mais aprendizagens.

Ana Soares

2 comentários:

  1. Concordo! Com a parte em que dizes que o que eles fazem demais é testes porque, de facto, há outras formas de avaliar! E mais criativas! Talvez dêem mais trabalho, exijam mais tempo e sejam mais difíceis de avaliar objectivamente... BW

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  2. Concordo totalmente. Uma colega do secundário, que tem 6 turmas de língua, tinha corrigido, entre trabalhos e testes, 738 elementos de avaliação no final do 1º trimestre!!
    MJ

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