Hoje foi o teste intermédio de Matemática do 2º ano
- a interpretação seria a chave de ouro para a resolução de muitos dos exercícios (mais do que o cálculo) e as instruções, em algumas questões, eram confusas para estas idades.
A propósito do exercício 5, aqui fica um exemplo dos critérios de classificação. Neste caso em particular, não acredito que, para chegar à resposta, algum aluno tenha pensado 45-20 ou 16+8+1. O mais provável é terem contado as joaninhas... Mas, os critérios salvaguardam esta hipótese. Esta e outras tantas em que alunos do 2º ano não terão pensado, de certeza...
Associei ainda alguns dos exercícios, nomeadamente o dos bolos (ver imagem infra), aos que o meu filho, também do 2º ano, resolve no âmbito da "Matemática Divertida", clube que, na escola, dinamiza actividades complementares no domínio da disciplina. Estas afastam-se, claramente, das propostas do manual adoptado.
O Público hoje destaca que, de acordo com o ME, «a informação reunida nestes testes intermédios do 2.º ano “(...) deverá contribuir para a preparação do próximo ano lectivo”».
Ana Soares
Parabén pela sua opinião. Haja alguém com coragem de dizer tudo o que eu sinto e penso.
ResponderEliminarProfessora Luzia abrigado por as boas memolhas e amigos eu gostava de tar na escola
ResponderEliminar17-4-2012
Nome:António vicente balisa Monteiro