quarta-feira, 8 de junho de 2011

Testes intermédios do 1 º ciclo - Matemática

Hoje foi o teste intermédio de Matemática do 2º ano



Hoje foi o teste intermédio de Matemática. Fui agora espreitar a prova, dividida em caderno 1 e caderno 2, e respectivos critérios de classificação.
Não sendo a minha área, ainda assim, pareceram-me evidentes alguns aspectos:
- muitas das tarefas pedidas afastaram-se daquelas que os alunos estão habituados a resolver, independentemente do grau de dificuldade das mesmas;
- a interpretação seria a chave de ouro para a resolução de muitos dos exercícios (mais do que o cálculo) e as instruções, em algumas questões, eram confusas para estas idades.

A propósito do exercício 5, aqui fica um exemplo dos critérios de classificação. Neste caso em particular, não acredito que, para chegar à resposta, algum aluno tenha pensado 45-20 ou 16+8+1. O mais provável é terem contado as joaninhas... Mas, os critérios salvaguardam esta hipótese. Esta e outras tantas em que alunos do 2º ano não terão pensado, de certeza...


Associei ainda alguns dos exercícios, nomeadamente o dos bolos (ver imagem infra), aos que o meu filho, também do 2º ano, resolve no âmbito da "Matemática Divertida", clube que, na escola, dinamiza actividades complementares no domínio da disciplina. Estas afastam-se, claramente, das propostas do manual adoptado.


O Público hoje destaca que, de acordo com o ME, «a informação reunida nestes testes intermédios do 2.º ano “(...) deverá contribuir para a preparação do próximo ano lectivo”».

Ana Soares

2 comentários:

  1. Parabén pela sua opinião. Haja alguém com coragem de dizer tudo o que eu sinto e penso.

    ResponderEliminar
  2. Professora Luzia abrigado por as boas memolhas e amigos eu gostava de tar na escola

    17-4-2012
    Nome:António vicente balisa Monteiro

    ResponderEliminar