quinta-feira, 16 de junho de 2011

O CEJ, os magistrados, o sindicato...

Copiaram alguns dos futuros juízes deste país. Foram-lhes anulados os testes? Não! O castigo foi ter dez valores, numa escala de zero a vinte. É um castigo justo diz o CEJ. Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, diz que estas pessoas não serão magistrados honestos, que lhes falta legitimidade moral para julgarem outros cidadãos. Marinho Pinto diz que os testes deviam ser anulados. Já o representante do sindicato dos juízes também concorda com a anulação do teste mas diz que esta situação não deve por em causa o CEJ.
De facto, esta situação - a do copianço - não deve por em causa o CEJ mas a decisão que o CEJ tomou de atribuir dez aos que eles pensam que copiaram já me parece que põe em causa a instituição e que as descredibiliza.
E amanhã, ou hoje mesmo, teremos alunos do básico, do secundário, do superior a dizer: "Ih... Ó setor não acredito que me vai anular o teste... Faça como os ilustríssimos senhores juízes do CEJ, seja justo comigo setor..."
BW

2 comentários:

  1. é uma vergonha!
    onde está o rigor e a idoneidade?
    e são eles que nos vão julgar?!

    ResponderEliminar
  2. Não percebo por que se perde tanto tempo com esta questão!
    Tratando-se de alunos, de gente que presta provas, e é disto que falamos sejam do Centro de Estudos Judiciários, da Básica X, da Secundária Y, do filho de A, do primo de B, desta ou daquela terra, quando se apanham a copiar ou se provou que copiaram, NÃO HÁ MAS NEM MEIO MAS.
    ZERO VALORES! Que contam e deverão contar não só ao nível dos conhecimentos como, também, nas ATITUDES.
    É assim que faz um professor, um avaliador e uma instituição séria perante um caso de clara desonestidade, ainda por cima, com o agravante de se tratar de homens e mulheres licenciados em Direito, desejosos de serem juízes e de julgar os outros, considerando-se alguns, tantas vezes só por isso, superiores aos demais e grandes exemplos de sabedoria, rectidão e virtude.
    Não pode haver argumentos abonatórios, nunca, para quem não está a levar a sério aquilo que lhe permitirá ser avaliado. E mais grave, muito grave mesmo, seria fazer de conta que isto não aconteceu!
    Apesar de alguém ter decidido, quase de imediato, atribuir 10 a estes alunos, felizmente que o assunto veio à praça pública para que houvesse um pingo de vergonha.
    E se não se soubesse? Se ficassem mesmo com 10 valores mesmo tendo copiado? Que Estado de direito é este? Que escola e que ensino é este? Que país é este? Que justiça é esta?
    Os encarregados de educação cujos filhos foram apanhados a copiar e que, por isso mesmo, tiveram zero nessas provas, sofrendo ainda sanções disciplinares e comprometendo, inclusive, a sua aprovação final, como se sentirão neste momento? E os professores que os penalizaram?
    Em democracia, o cumprimento da Lei é para todos e a responsabilidade pelo funcionamento das instituições democráticas também.
    Não pode haver INTOCÁVEIS. Já chega!

    Constatar isto, mais uma vez, é uma vergonha. Muito maior do que aquela que sentimos quando a notícia saiu nos jornais.

    Copiou? Provou-se? Zero!
    O resto é conversa.

    Publicado por Nazaré Oliveira no
    http://suricatina.blogspot.com/

    ResponderEliminar