sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nuno Crato é o novo ministro da Educação

Professor universitário, presidente do Taguspark, cronista do Expresso, ex-presidente da Sociedade Portuguesa da Matemática, conhecido pelas suas posições a favor dos exames no final de cada ciclo, contra o facilitismo dos mesmos, a favor da avaliação dos professores... Nuno Crato é o ministro que acumula as pastas da Educação, Ensino Superior e Ciência.
Adeus aos dois ministérios, aos dois ministros, aos três secretários de Estado! Olá a um único ministério que congrega todo o ensino. Resta saber quantos e, sobretudo, quem são os secretários de Estado.
BW

11 comentários:

  1. Mais um que vem do Ensino Superior e pensa que isso é suficiente para pisar os profs do Básico e Secundário. Vai ser lindo!

    ResponderEliminar
  2. Não necessariamente, Nuno Crato tem a qualidade de vir do superior mas conhecer o básico e o secundário. BW

    ResponderEliminar
  3. Será que alguém que desdenha do construtivismo e do ensino centrado no aluno terá condições de gerir todos os graus de ensino em Portugal? Sinceramente, não acredito!

    ResponderEliminar
  4. Nuno Crato conhece o secundário como um geólogo de gabinete conhece de geologia. Teoria, teoria. Acho muito engraçado como dizendo meia duzia de banalidades se conquista os jornalistas. Sim, são banalidades, faz de meia dúzia de casos particulares a situação da educação, não conhece o o básico e secundário tem umas opiniões sobre alguns factos e meia dúzia de livros lidos. E quando o ouvi tentar explicar como se chegou a esta situação sai sempre uma tirada de especialista de gabinete, sem qualquer noção das dificuldades do ensino hoje em dia.

    Esperemos. Mas eu aposto que se vai espalhar ao comprido muito rapidamente.

    ResponderEliminar
  5. O importante é que o futuro ministro dialogue e oiça quem está no terreno.
    Legislar é fácil, mas ensinar é muito difícil, dado que a população escolar carece de regras, respeito e vontade de aprender.
    O Sr. Ministro pense nos professores que decidiram pedir a aposentação antecipada ... Foi o descontentamento e a desilusão pelas constantes mudanças, a não dignificação da carreira e a falta de respeito por quem tanto deu às escolas, que contribuíram para que excelentes profissionais deixem as escolas entregues à falta de experiência e ao deixa andar que não nos pagam para nos preocuparmos.
    Já é tempo de os responsáveis superiores agirem em conformidade com os interesses da sociedade, valorizando e incentivando quem é professor por convicção e que apenas deseja ver reconhecido o seu trabalho-

    ResponderEliminar
  6. Nuno Crato nao chegou a ministro porque conquistou os jornalistas, mas sim o poder político. Os leitores esquecem-se que os jornalistas sao os mensageiros! Nuno crato chega a ministro porque conquistou o poder político. Nuno Crato diz o que muitos políticos gostam de ouvir e que, pelos vistos, querem mudar na educação: o facilitismo para alunos e professores, no ultimo caso, o modo como chegam à profissão; primeiro, a má qualidade, o modo como sao mal preparados. BW

    ResponderEliminar
  7. A Bárbara é uma girl do PSD, está visto.

    ResponderEliminar
  8. A Bárbara é uma girl independente! É uma girl que conhece Nuno Crato em termos profissionais e que o lê. Nada mais. BW

    ResponderEliminar
  9. Desde que o Lobby dos Eduquês desapareça e que o rigor se imponha então...vamos ver

    ResponderEliminar
  10. facilitismo na matemática!!!!!? Durante muitos anos o agora ministro não teve uma intervenção escrita nem oral sobre os maus resultados que os alunos tiravam no exame 12 º ano na disciplina de matemática. Parecia que assim é que era bom. Exames mal elaborados e apresentando questões sem interesse. Actualmente os exames de 12 º ano são bem elaborados e a prova é que os alunos com mais tempo para os resolverem conseguem bons resultados. Mas aí surgem sempre aqueles que gostam de dizer mal e afirmam que os exames estão mal ....blá blá..... Para quem como eu conhece de perto esta realidade , sou professor de matemática, fica perplexo perante afirmações de quem não conhece nada sobre o que se ensina ao nivel do secund´rio. Preocupem-se é com o ensino Superior as suas metodologias de ensino e taxas de insucesso na disciplina de matemática. O que é realidade é que os nossos filhos vão estudar para Inglaterra e alcançam optimos resultados nas diversas faculdades. Porque será? Exemplos desde aquele aluno que andou no Técnico e não conseguiu fazer uma cadeira de matemática do 1º ano e indo estudar para Inglaterra hoje em dia foi convidado para lá leccionar

    ResponderEliminar
  11. É o valor que se dá à Educação...
    Lamentável!

    ResponderEliminar