quinta-feira, 23 de junho de 2011

Novas Oportunidades em Espanha

Uma responsável do departamento de educação ao longo da vida do ministério da educação espanhol diz-me que estão a copiar o nosso modelo de reconhecimento e validação de competências. "A copiar", sublinha ela, "até o nome: Novas Oportunidades". Eu argumento que tem havido muitas queixas, que os partidos da oposição (agora no poder) têm criticado muito o programa, que - quem sabe - pode não continuar, pelo menos, nos moldes em que está... "Uma pena, porque é um modelo inovador, diferente dos dos nórdicos e que se adequa muito aos nossos adultos".
BW

2 comentários:

  1. Querem adultos qualificados ou pessoas sem qualquer possibilidade de se integrarem no mercado de trabalho em Portugal e no estrangeiro?
    As elites em Portugal têm de perceber que não pode continuar esta enorme fatia da população portuguesa com baixas qualificações.
    Encarem o problema de frente e arranjem soluções e paradigmas.
    Parem o "bota-abaixo" que já chega!
    Criem mais ofertas de educação e formação de adultos. O país agradece...
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Deixo-vos uma ajuda para compreendermos melhor a forma como as Novas Oportunidades estão a colocar Portugal no grupo dos países mais desenvolvidos relativamente às políticas públicas neste domínio...
    http://www.cedefop.europa.eu/EN/bibliographies/18212.aspx

    Vai sempre haver quem não queira ver!

    ResponderEliminar