quinta-feira, 9 de junho de 2011

Francês vs. Espanhol

Ele não queria aprender Francês, o Espanhol era melhor, dizia-nos. A troca de argumentos foi forte e no final imperou não a argumentação mas o poder dos pais. O Francês tem sido (mal) feito e com muita contrariedade. Quando a irmã pediu para ir para Espanhol, em parte por causa da má experiência dele, ficámos num impasse e ele é que desempatou: "Deixem-na ir para Espanhol, eu não me importo".
Estava ela a contar os resultados do último teste de Espanhol, quando ele começa a fazer um diálogo a imitar-nos e, de vez em quando fazia uns apartes - ver se eu consigo escrever de modo a que entendam quando é que somos nós a falar e o quando são os seus apartes... já sei! Os nossos, dos pais, são em itálico, os dele a bold:

"Não, filho, tens que ir para o Francês porque o Francês é uma língua de cultura, é essencial para quem vive na Europa. Se quiseres ir estudar para França, para Bruxelas... o Francês é muito falado no mundo inteiro: em África... Em África? Porque nós queremos é que tu vás para África! O Espanhol não, o Espanhol é só falado em Espanha, não é sequer o idioma de toda a América... TODA... Não é a segunda língua mais falada nos EUA, não... O Francês é falado no Canadá... Claro!.. E em África! Não esquecer... E no Pacífico... Boa, para quando for lá de férias?!... Olha, porque é que vocês não me puseram a aprender o Holandês?!"

Ele diz tudo isto como se fosse um comediante de stand-up, de pé e tudo. Nesta fase já rebolávamos a rir. O Holandês! Bem vistas as coisas, e na perspectiva dele, o Francês está equiparado ao Holandês, ou seja, é uma língua de ninguém, falada por uns tipos, num continente que está a perder poder no mundo. Sim, que importância geopolítica tem o Francês? Podia ter ido aprender o Holandês, o Sueco ou o Dinamarquês, penso.

Neste ponto, ele parou a rábula e perguntou-nos: "Porque é que eu disse 'o Holandês'?"
- Porque pensas que é uma língua pouco falada no mundo, respondo.
- Errado! Porque os Holandeses também disputaram a colonização da América com os Espanhóis...
- Tão inteligente o meu filho! Sabe aplicar tão bem a matéria que aprende! Uma pena não fazeres o mesmo com o Francês..."
BW

4 comentários:

  1. o paulo veio agora dos estados unidos e o teu filhote tem bastante razão: ny, boston e chicago: toda a gente fala espanhol!
    na escola da catrina também insistem bastante, o espanhol é uma das actividades extra curriculares a partir do 2º ano.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma visão diferente: nós, portugueses, entendemo-nos razoavelmente com o nosso portinhol quando em Espanha. Agora, se formos para a França, a Bélgica, ou a Argélia (porque não?) sem saber Francês... é capaz de ser tramado.

    Mas modas são modas.

    ResponderEliminar
  3. Quando vou a Bruxelas, vou em trabalho e desembaraço-me bem em inglês.os franceses é que sao piores,tão ciosos da sua língua,mas só os mais velhos porque os mais novos falam todos inglês, também eles se rendem às evidencias... Eu continuo a defender o francês, quanto mais nao seja pela sua raridade! Os bens escassos sao sempre mais preciosos, mais caros, nao é? BW

    ResponderEliminar