quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Os Operários do Natal

"Tu nasceste foi Natal, no teu berço pequenino. É Natal em todo o mundo, sempre que nasce um menino. (...) Hoje é Natal e amanhã vai ser Natal outra vez. Porque afinal, quando é Natal, a gente nasce outra vez".
A letra desta e de outras canções da colectânea Os Operários do Natal é de Ary dos Santos e Joaquim Pessoa, a música de Carlos Mendes, Fernando Tordo e Paulo de Carvalho e aprendi-a tinha seis ou sete anos. Fazia parte da peça de Natal do colégio, mas estava proibida de a cantar em casa.
Volta e meia, lembrava-me e cantava nas viagens de carro. Pelo canto do olho via a minha mãe franzir o sobrolho, respirar fundo e explicar-me que aquela letra pretendia dessacralizar o Natal e a figura do Menino Jesus, que é Deus. Nem era bem por estas palavras, mas era esta a mensagem!
Obediente, parava e cantava outra: "Quem faz o Natal para todos nós? São os amigos! Quem nos dá prazer e dá calor? São os amigos! A quem é que damos a ternura? É aos amigos! A quem é que damos o melhor? É aos amigos!(...)" E, no banco da frente, a minha mãe voltava a suspirar, contrariada, mas contra aquela não havia argumento válido, senão o de não gostar de comunistas!
Daqui a uma hora, as crianças estarão a cantar estas mesmas músicas, inseridas na peça que escrevemos em conjunto, que lembra o presépio e o nascimento do Menino Jesus.
Feliz Natal!
BW

4 comentários:

  1. Se é pra falar em educação estamos juntos. Estou te seguindo, se puder nos seguir, ficariamos gratos. Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. É incrivel, os seus pais proibirem-na de cantar canções lindíssimas, que nada tinham de mal, antes pelo contrário, por terem sido feitas e cantadas por comunista ? Perdoe-me esta pergunta, mas agora o que é que pensa, sobre isso? Sou mulher do Carlos Mendes, um dos melhores Cantores/compositores portugueses, que INFELIZMENTE, o facto de ter sido comunista, lhe fez muito mal á carreira.
    Posso saber qual é o colégio onde fazem ainda hoje, segundo presumi, essa peça de Natal?
    Feliz Natal e Boas entradas em 2010.
    PS
    Já agora, informo-a que o Carlos Mendes tem um disco de Natal, "O Natal do Pai Natal", que é fantástico, já saiu há alguns anos e ninguém deu por nada . Vou editá-lo para o próximo Natal, se estiver interessada diga-me

    ResponderEliminar
  3. Os meus pais estavam no seu direito de me educarem como queriam. Os anos 1970 não foram fáceis para ninguém, nem para comunistas, nem para não comunistas! "Infelizmente" os pais não dominam tudo e hoje continuo a cantá-las. O que fiz foi preparar com as crianças da casa uma peça onde incluimos estas duas músicas. Eu cantei-as no colégio quando era pequena, era da escola que as conhecia. Boas Festas! BW

    ResponderEliminar
  4. Hoje foi a festa de natal da minha filha de 5 anos e as músicas escolhidas para a apresentação de todas as salas foram as deste disco. fundação d. pedro IV, casa de arroios.
    apesar de ter nascido nos idos 70 e de em casa dos mesu pais se ouvir muita música 'revolucionária' não tenho qualquer lembrança destas músicas q gostei muito de conhecer!

    ResponderEliminar