sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Meninos ponham os olhos na Finlândia!

"Pedro Pereira acertou em cheio nas estatísticas e tem grandes planos para 2010. Tem 28 anos e faz 29 em Janeiro. Se tudo correr bem, em Fevereiro pensa sair de vez de casa dos pais. No máximo até ao Verão quer o seu espaço. O seu limite são os 29 anos e meio, exactamente a média de idades com que os rapazes portugueses saem de casa dos pais e um dos valores mais elevados da União Europeia (UE), de acordo com um estudo divulgado ontem pelo Eurostat. Comprar ou alugar casa, limpar, cozinhar, ir às compras e pagar as contas são alguns dos verbos que vai juntar à sua rotina. Quer abraçar o desafio da independência. (...)
A liderar a tabela daqueles que se tornam adultos ainda a viver no "ninho" está a Bulgária, Eslovénia e Eslováquia, onde a média para os rapazes é de 31,5 anos. As raparigas eslovacas são as que se tornam independentes mais tarde, aos 29,8. No sentido contrário vai a Finlândia, onde os rapazes saem aos 23,1 e as raparigas aos 22.
Portugal é também dos países onde a camada jovem da população tem um vínculo mais precário no trabalho. Entre os 15 e os 24 anos, mais de 54 por cento dos jovens estão com um contrato de trabalho temporário e entre os 25 e os 29 este número ainda se situa nos 38,3 por cento, o segundo mais elevado na UE. Dados que são agravados pelo número de desempregados entre os 25 e os 34 anos: Portugal tem 7,7 por cento dos jovens com qualificações elevadas sem emprego, quando na UE a média é de 5,9." Continue a ler aqui .
Digo-lhes, meio a sério, meio a brincar, que estou desejosa que saiam de casa! Digo-lhes desde que são pequenos, de maneira a que vão interiorizando e percebendo que têm de ganhar a sua própria autonomia.
Sim, eu sei que não é fácil sair da casa dos pais, não foi fácil para nós e se o fizemos foi com a sua ajuda. Mas porque é que as novas gerações não se juntam com uns amigos e partilham a renda? Porque é muito mais fácil ficar em casa dos pais, com a roupa passada e lavada, com a comida na mesa à hora certa, sem preocupações de maior, como se ainda tivessemos dez anos!
É mais fácil porque queremos ter tudo antes de abandonarmos o ninho: a grande casa, o carro de luxo, os electrodomésticos, as grandes viagens feitas, e assim vamos adiando as responsabilidades e começamos a ter filhos aos 35 e somos velhos quando eles tiverem dez, 20, 30 anos... E vamos deixando-os ficar por casa, sem grandes responsabilidades porque são os nossos bebés e porque foi assim que aconteceu connosco.
Socorro!
Meninos ponham os olhos nos nórdicos e aventurem-se!
Pais tenham a coragem de os empurrar para fora do ninho, com maiores ou menores dificuldades eles hão-de saber voar!
BW

1 comentário:

  1. é assim mesmo!
    e digam o que disserem 90% das vezes é mesmo só comodismo... e isso é tão "pequenino". e os pais continuam lá, com a mão por baixo, mas sabe tão bem chegar ao fim do 1º mês!

    ResponderEliminar