quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Amigos secretos e prendas originais

A época natalícia caracteriza-se também por proporcionar reencontros, jantares de Natal, trocas de prendas. O jogo do amigo secreto ou oculto é prática comum entre adultos e miúdos. Aqui ficam duas sugestões que já experimentei, tanto com amigos e colegas, como com turmas de alunos, e que este ano repito.
1. A primeira é a que dá mais trabalho: fazermos nós a prenda que vamos oferecer ao amigo. Um roteiro para um passeio de bicicleta, que se pode imprimir sem grandes custos; um CD com fotografias que tenhamos tirado juntos. Para os que tenham umas mãos habilidosas, uma pulseira ou um colar de contas. Para os artistas: um desenho, uma música, um poema!
2. A segunda é bem divertida, encontrar uma prenda com o custo máximo de 1 Euro! Não é impossível! Uma caixa de Cd's, um lápis, um doce, um jogo didáctico (sim, é possível!). O importante é pensar em coisas que todos usamos todos os dias! O grande desafio é entrar nas lojas, mesmo nas mais improváveis, e procurar coisas com este valor.
Este ano nem precisei de entrar nas lojas dos chineses! Posso dizer que fui, no fim-de-semana passado, fazer uma prospecção. Tenho um amigo secreto de 17 anos e queria procurar com tempo a prenda certa. Fui a uma loja gourmet que tem sempre coisas maravilhosas, lindas de morrer e deliciosas. Como sei que ele é guloso, fui espreitar. E não é que havia lá uns guarda-chuvas/rebuçado maravilhosos, ainda mais bonitos do que o da fotografia, por 90 cêntimos!
Ainda assim, decidi, antes de comprar, procurar noutro sítio. Fui a uma loja de brinquedos e jogos de madeira, embora, confesso, sem grandes esperanças. E não é que também lá encontrei coisas a um euro? Para além de balões com formatos originais (elefante, girafa, etc), encontrei pequenos quebra cabeças de madeira (para diferentes idades) por este valor. Não pensei mais nos doces e lá comprei o jogo. Pedi a factura e achei que era melhor, a bem da minha imagem, explicar à senhora da loja o motivo pelo qual pedia a factura de um euro com tanto entusiasmo!
Ana Soares

4 comentários:

  1. Envia-me lá um mail com a direcção dessa loja dos jogos didacticos por um euro!!!
    Beijos
    Be

    ResponderEliminar
  2. Solicito igual pedido ao do comentário anterior...

    ResponderEliminar
  3. A loja é fora de Lisboa, mas muito semelhante à Cristina Siopa da R. Tomás Ribeiro. Os puzzles são da TOYS, bem pequeninos e com peças de madeira (um círculo, uma casa, um hexágono, um carro). O número de peças aumenta proporcionalmente ao grau de dificuldade. O de três peças (o triângulo) é bom para os miúdos dos 5 anos, 1º e 2º ciclo. Os do 3º ciclo já podem, creio eu, tentar os de 4 peças. Eu fiz o círculo de 6 peças, mas não consegui resolver a casa...

    AS

    ResponderEliminar
  4. Lili Puzzle é a designação que têm na embalagem. Para além dos balões, devia ser a única coisa abaixo dos 10 euros que havia na loja ;)

    ResponderEliminar