sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sou só eu que não acho graça?

De manhã ouço alguém dizer: "A segunda circular está limpa e tudo por causa de um preto!". Gargalhada geral. No Facebook, uma amiga escreve: "O Obama já chegou e vai ficar em casa de um primo na Damaia", a última vez que vi, os comentários iam nos 20 e todos no mesmo sentido: "Na Damaia não, na Buraca!", "...na Cova da Moura", "Ouvi dizer que vão fazer fubá numa fogueira lá na "praceta"..." e continuam.
E agora, quem não achou graça, pergunta: quem são estes amigos? O Zé Manel Taxista? Não! É gente de classe alta, formada, bem posicionada e que olha para o Presidente dos EUA como o preto da Buraca. Ah! Não são comentários racistas, são só políticos, gostam mais dos republicanos... Fui eu que não percebi.
Graça tem este comentário que me mandaram a meio da manhã: "À chegada de Obama, milhares de funcionários públicos de Lisboa, agraciados com a tolerância de ponto, gritaram: "Yes, weekend!"
BW

9 comentários:

  1. Ainda no outro dia um americano a residir por uns anos em Portugal dizia que nós eramos uma sociedade muito plural, aberta, sem muita xenofobia nem racismo. Parece-me que aqueles que estão de passagem, e também que não entendem o português e a gíria, lhes escapa muita coisa, muita coisa xenófoba e racista. E essa tacanhez e mesquinhez, própria de quem pensa pequeno e apenas está habituado a olhar para o seu umbigo, não tem barreiras sociais nem financeiras.

    ResponderEliminar
  2. Como não frequento a parvoíce do facebook não me apercebo desse tipo de coisas, digamos, tão em cima do acontecimento. Acho legítimo que, havendo a tão propalada liberdade de expressão, obtida pela árdua luta, antes e após o 25 de A., blá...blá... etc... as pessoas possam escrever o que bem entenderem. Ou só deverá haver liberdade de expressão para o politicamente correcto? Todas essas situações, contadas nas anedotas, representam uma realidade que existe, é dolorosa e - pior ainda - foi provocada por nós, os que criámos oa guetos (as Buracas, as Covas da Moura), para onde despejámos gerações de pretos, sem esperança e encafuados numa realidade cultural que apenas reproduz os modelos mais que estafados de outros países. Nesse aspecto sou obrigado a prestar homenagem ao velho Salazar que conseguiu criar bairros sociais, onde a integração de pessoas da classe média, alta ou baixa, com pessoas realojadas das barracas teria sido digna de ser seguida em todo o mundo. O que é ser ou não ser racista? É não contar anedotas sobre pretos ou, no dia a dia, pugnar pela verdadeira INTEGRAÇÃO, sem paternalismos e assistencialismos. Sinceramente já começo a ficar farto dos "anti-racistas" de conversa.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, quem faz esses comentários por vezes nem pensa naquilo que diz.
    Pode-se gostar ou não da pessoa ou das ideias. Façam-se então críticas concretas à pessoa ou às suas ideias ou ideologias, não à cor da pele. Pessoalmente, até simpatizo com o Sr Obama...

    ResponderEliminar
  4. Pode-se brincar com a raça sem ser racista - mas não parece ser o caso dessas anedotas (mesmo que essa não fosse a intenção consciente dos humoristas).

    Peço desculpa mas vou colocar uma questão fora do tema. O Público noticiou que exame nacional de filosofia vai "integrar o lote de exames obrigatórios para a conclusão do ensino secundário". No 8º Encontro de professores de Filosofia, que decorreu em Setembro, circulou a informação que a ministra tinha prometido à SPF o regresso do exame, mas opcional, sem carácter obrigatório, apenas como prova específica para ingresso no ensino superior.
    A ministra terá mudado de opinião ou o Público equivocou-se?
    O regresso do exame ainda não foi referido nem na página do ME nem na página da SPF.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos Pires, não sei responder mas amanhã vou colocar essa questão à minha colega Clara Viana que foi quem escreveu a notícia. Obrigada. BW

    ResponderEliminar
  6. Obrigado.
    Fico a aguardar com expectativa. Gostaria que a primeira hipótese fosse a verdadeira. Um exame nacional de Filosofia obrigatório poderia (se correctamente elaborado) fazer muito pela filosofia em Portugal.
    Mas há alguns problemas:
    O programa, entre outros defeitos, é vago e pode ser interpretado de várias maneiras, algumas incompatíveis (como se comprova pela heterogeneidade dos manuais).
    Para o extinto exame de Filosofia foram há anos atrás elaboradas umas Orientações de Gestão do Programa (muito mais claras, específicas e filosoficamente rigorosas que o próprio programa). Continuarão em vigor? O Ministério não se pronunciou sobre isso, mas as Orientações para o Teste Intermédio de 10º referem-se apenas ao programa e ignoram essas Orientações anteriores.
    Em termos práticos, isso significa que os professores de Filosofia não sabem como certos conteúdos serão interpretados pelos autores do Teste Intermédio e poderão - por empenhados e competentes que sejam - não estar a preparar os seus alunos para responder correctamente às perguntas desse Teste.

    ResponderEliminar
  7. Nunca essa gente boçal chegará aos calcanhares de Obama, um homem elegante, tranquilo e inteligente!

    ResponderEliminar
  8. Caro Carlos Pires aqui vai a resposta da Clara Viana: "A SPF está à espera da publicação de um decreto-lei sobre o exame. Foi-lhe garantido pelo Ministério que este será reposto. Na conversa com o presidente do SPF percebi que a garantia era a da reposição da situação anterior - exame obrigatório. Num contacto posterior, após a publicação da notícia, o presidente da SPF esclareceu-me que as indicações que tinha apontavam para que o exame fosse optativo (escolha de uma de duas especificas), mas que aguardava publicação do DL para melhor esclarecimento. Continuo a aguardar respostas às perguntas que enviei ao ME na semana passada para confirmar ou desmentir a questão do carácter obrigatório. Enviei perguntas na quarta-feira e até agora, silêncio..."

    ResponderEliminar
  9. Bárbara:

    Obrigado pelas suas diligências. Aguardemos, então.

    Já agora uma observação: a "situação anterior" a que Clara Viana alude é um bocadinho confusa. O projecto inicial (vindo do governo PSD e do ministo Justino) era o exame ser obrigatório. Depois a ministra Maria Lurdes Rodrigues recuou: passou a opcional e ao fim de dois anos foi extinto. Portanto, o exame nacional de Filosofia do 11º nunca chegou a ser realizado como obrigatório.

    ResponderEliminar