sábado, 13 de novembro de 2010

Não às portagens, muito menos às automáticas!

É uma questão de educação cívica: Não tenho Via Verde e evito as novas portagens automáticas, em que uma simpática máquina fala comigo. A primeira vez que aconteceu, há umas semanas, rimo-nos imenso porque todos falámos com a máquina e desejámos-lhe uma "boa tarde", enquanto ela repetia: "retire o cartão".
À segunda, já não caímos e lá fomos para a cabine onde havia uma pessoa. É um facto que no banco de trás, eles preferiam que tivessemos Via Verde, em vez de ficarmos numa fila de "totós", à espera de sermos atendidos. "E porque é que não vamos falar com a máquina?", perguntam impacientes. Porque estamos ali para que o trabalho daquela pessoa continue a fazer sentido, para que não seja substituida por uma máquina, para que não engrosse as estatísticas do desemprego. É assim na auto-estrada e no hipermercado, mesmo quando a senhora do outro lado é pouco competente e não nos recebe com o mesmo entusiasmo que a máquina, nem responde aos nossos desejos de "boa tarde"...
BW

2 comentários:

  1. Foi mais uma "grande" forma de acabar com mais uns quantos postos de trabalho. Onde andarão os antigos portageiros?

    ResponderEliminar
  2. Pela mesma razão,e pelas outras todas, você não pode utilizar qs SCUT. Eles inventaram um sistema, único no mundo, ao que dizem, em que os automilistas não vêm uma única pessoa, apenas máquinas. Essa ´também uma razão por que passo e não pago. Até ver.

    ResponderEliminar