terça-feira, 16 de novembro de 2010

À espera do Novo Acordo Ortográfico

Continuamos a fazer a colecção (coleção) do Expresso + Novos (Portugal: Dez séculos, dez histórias) de que já vos falei aqui. Depois de ler o livro e ver as ilustrações ao longo do fim-de-semana (fim de semana), fazemos revisões da matéria dada, ao ritmo de um século por cada cinco diaas úteis, no carro, ora ouvindo a Bárbara Guimarães, ora cantando as músicas do Gonçalo Pratas e da Inês Pupo, isto de segunda-feira a sexta-feira.
Mas hoje falo-vos desta colecção (coleção), pois reparei numa nota curiosa que os livros trazem:


"Esta colecção foi desenvolvida em 2010 sem o novo acordo ortográfico, pelo facto de o mesmo não estar ainda implementado nas escolas."

Excepto (exceto) a comunicação social, é verdade que o resto do mundo parece estar à espera que os manuais escolares e a escola adoptem (adotem) o novo acordo. Num país onde uma lei pode rapidamente deixar de o ser, se calhar até se compreende esta atitude de prudência. Ora afinal, quando a escola adoptar (adotar) o novo acordo isso será sinal que o novo acordo irá mesmo avançar! Se é para vir, que venham pois os manuais, calendarização e orientações do ME relativamente a esta questão!
Ana Soares
PS - este texto foi escrito de acordo com a nova ortografia, mas, depois de o reler, resolvi reescrevê-lo e deixar as novidades assinaladas entre parentesis. Vou esperar que a escola introduza as novidades!

2 comentários:

  1. Boa tarde, cara Ana Soares.

    Os dias da semana continuam a escrever-se com hífen para o acordo de 1990.
    Abel Mota

    ResponderEliminar