sábado, 2 de outubro de 2010

Metas de Aprendizagem

Até que enfim! Depois de tantas vezes prometidas, depois de terem sido ultrapassadas pelas Metas para o Sucesso ou o Educação 2015, aqui estão as Metas de Aprendizagem ou tudo o que os nossos filhos precisam de saber em cada disciplina.
A ver como serão aplicadas, já que são de caracter voluntário...
BW

3 comentários:

  1. Para preparar o trabalho ao longo do ano, os professores, do 1º ciclo, por exemplo, têm de ter em conta: "A organização Curricular e Programas", "O Curriculo Nacional - competências essenciais", "o novo programa de matemática", e, agora, as famosas "metas de aprendizagem"... muito bem... para quando um documento, claro e objectivo que reduza esta papelada toda? Lembro-me quando havia uma frase (já lá vão uns anos) que dizia: "em Portugal gasta-se mais papel selado que papel higiénico". Pois é, ressalvando o papel selado que já não existe, a produção de papel pelos governos, no campo da educação, continua a ser diarreico (inventei uma palavra?!).
    Carlos Nunes, Torres Novas

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  2. Cara Bábara Wong e Ana Soares,

    Peço desculpa, mas não consigo compreender o "até que enfim!". Como se tal documento fosse uma qualquer tábua de salvação... A novidade é que, agora, sabemos quem são os autores, vem assinado, o que não aconteceu com o CNEB de 2001. E não é vinculativo: até parece que o ME está a descentralizar e a dar a verdadeira autonomia as escolas... E tem bibliografia!
    Vasculhando a bibliografia, segui alguns títulos. Aconselho vivamente a leitura da introdução de um livro de um dos autores ( http://books.google.pt/books?id=hKoZRR3pzAIC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false ): é esta uma das mais fundamentais discussões que importa ter - que teorias da aprendizagem estão subjacentes a estas propostas? É aqui que os cidadãos devem interpelar os autores e os políticos devem ser responsabilizados pelas escolhas que fizeram.
    Obrigado.
    Cordialmente,

    Luís Ferreira

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  3. O "até que enfim" da Bárbara tem, certamente, a ver com o facto de estarem prometidas há muito, anunciadas para dia 15 de Setembro e só serem dadas a conhecer ao "grande público" agora. Concordo com as questões que levanta no final no seu comentário, assim como partilho da preocupação manifestada pelo leitor Carlos quanto à articulação entre metas, programas e competências.

    AS

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