sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sarkozy expulsa ciganos de França



Não são de origem búlgara nem romena, mas fazem parte da banda sonora com que os meus filhos cresceram. Lembrei-me de O Tempo dos Ciganos por causa da decisão de Sarkozy de expulsar cidadãos da UE de França. Face à notícia, depois da tentativa de contextualizar a coisa, acabámos por dizer qualquer coisa como: "É um pequeno Hitler, a repetir os mesmos erros e nós impávidos."
BW

6 comentários:

  1. Expulsar emigrantes ilegais, há uma diferença, alguns são de etnia cigana, outros não....

    ResponderEliminar
  2. Segundo as notícias de ontem e hoje só foram expulsos ciganos, não se fala de emigrantes ilegais. No Le Monde diz Arnaud Montebourg, deputado socialista: "Le démantèlement des camps et l'expulsion des Roms vers la Roumanie et la Bulgarie relève d'une "attitude dangereuse, irresponsable, condamnable et qui en plus ne règle rien". Selon le député, "nous sommes en train d'arriver à une sorte de racisme officiel qui consiste à dire : 'voilà ceux qui sont la cause de nos malheurs, veuillez vous en prendre à eux et oubliez au passage notre propre responsabilité dans la lutte contre la délinquance'". Eu não sou socialista e concordo

    ResponderEliminar
  3. Não entendo o comportamento de Sarkozy, de origem hungara e judaica (povos vitimas de expropriação, perseguição e exilio) cujo pai, Pal Sarkozy, nasceu em Budapeste, em 5 de Maio de 1928 e... « à l'arrivée de l'Armée rouge en 1944, la famille est expropriée et s'exile. Après de nombreuses péripéties à travers l'Autriche et l'Allemagne, Pál Sárközy rencontre un recruteur de la Légion étrangère à Baden-Baden. Il s'engage pour cinq ans et fait ses classes en Algérie à Sidi-Bel-Abbès. Il est cependant déclaré inapte au départ pour l'Indochine, puis démobilisé à Marseille en 1948. E que a sua mãe, « Andrée Mallah, née à Paris (9e) le 12 octobre 1925, est la fille de Bénédict Mallah, né Aaron « Beniko » Mallah (Salonique, 1890) et de Adèle Bouvier.La famille Mallah est issue de Juifs séfarades chassés d'Espagne puis installés à Salonique à partir du XVIIe siècle. Comme 96 % des Juifs de Grèce, certains descendants de la famille Mallah, qui vécurent sous le règne de l'Allemagne nazie, périrent dans l’Holocauste, mais les quelques épargnés s'étaient établis en France (en Corrèze plus précisément), en Angleterre, en Israël et en Suisse, pour échapper aux rafles nazies.Le père de Bénédict, l'arrière-grand-père de Nicolas meurt en 1913. À ce moment, la mère de Bénédict s'installe en France, avec leurs sept enfants. O senhor deve ter a memória fraca. Nunca nenhum presidente francês, mesmo de « souche francesa » teve esta atitude.A xenofobia é um medo excessivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas estranhas, com as quais nós habitualmente não contactamos. O racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a superioridade da raça X ou Y em relação às outras raças. Nesta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores. O racismo é, pois, uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias. Tendo em conta tudo isto, resta-me afirmar que o poder subiu à cabeça do Sr. Sarkozy, acabando por esquecer e renegar as suas origens (factos comuns nos nossos tempos).

    Bet

    ResponderEliminar
  4. Não sei o que pensar de tudo isto. Se por um lado se pode acusar Sarkozi de racismo e discriminação, por outro cada vez mais eu acredito que somos cidadãos de segunda no nosso próprio país. Digo isto porque eu que estou legal, tenho de pagar impostos, tive de me esforçar muito para ter a minha casa, trabalho e tenho direitos, sim, mas também deveres. Por outro lado, cidadãos ilegais - não importa se ciganos ou de outros - não pagam impostos, "ganham" uma casa porque vivem em más condições, estragam a casa que lhes foi oferecida e ainda vêm pedir outra porque aquela já não serve. Acreditem que há pessoas que até fogueiras nas salas fazem e não me estou a referir a casas abandonadas, mas sim a apartamentos novos de 3 e 4 assoalhadas, dos quais começam por derrubar as paredes interiores e retirar os mosaicos do chão.
    Acho mal expulsarem-nos como Sarkoziy está a fazer, mas que devia haver um maior controlo em alguns aspectos devia.

    ResponderEliminar
  5. é verdade e não sabem viver como nós e não têm os mesmos costumes e roubam e batem nos nossos filhos. O que o Estado procura, ao dar-lhes uma casa, ao obrigar os filhos a ir à escola, é integrá-los. E esse é um trabalho moroso, não basta dar a casa, é preciso trabalhar com eles, dar-lhes condições para progredirem. Falta pedir-lhes contrapartidas, falta exigir-lhes que também dêem, que também contribuam para a sociedade onde vivem. E os ciganos em Portugal não podem ser expulsos, são tão ou mais portugueses do que alguns de nós! BW

    ResponderEliminar
  6. Também concordo. Falta integrá-los e falta às vezes que eles queiram ser integrados. Tenho vizinhos ciganos no meu prédio e dou-me bem com eles. São uma família grande, divididos por duas casas, são asseados, educados, têm uma casa de fazer inveja a muita gente, gostam de estar na rua sentados a conviver e a conversar mas isso lembro-me eu de fazer quando vivia no campo e agora na cidade tudo é diferente. Infelizmente tenho saudades desse tempo. Mas estes meus vizinhos são dos casos raros de integração, outros nem querem saber, nem fazem um esforço por merecer o que lhes é dado.
    Também tenho vizinhos não ciganos que só me apetecia pôr daqui para fora, principalmente pela forma como discutem, como tratam os filhos e como incomodam toda a gente.

    ResponderEliminar