domingo, 8 de agosto de 2010

Comprar devagarinho custa menos do que em catadupa!

É certo que estamos em Agosto mas, não tarda nada e Setembro está à porta com as despesas das escolas. É certo que estamos de férias e não nos apetece, nem a nós, nem a eles, pensar em escola, em cadernos, manuais, mochilas, etc. MAS podemos ir fazendo planos para o regresso às aulas.
Assim que me lembre:
1. Passar a pente fino todo o material escolar do ano passado e ver o que é possível ser reaproveitado. Deste modo, escusamos de voltar a comprar a régua e o esquadro, material que já compramos o ano passado, o anterior e no outro... Tudo o que for passível de ser usado, é menos uma despesa que se faz.
2. Aproveitar uma viagem ao estrangeiro ou a um museu e comprar um estojo que mais ninguém tem, as canetas, as borrachas, os cadernos, a carteira para por o cartão magnético aquele que lhes possibilita a entrada na escola, no refeitório, etc.
3. Nas idas ao supermercado, comprar uma ou outra coisa para que quando chegarem as campanhas do regresso às aulas já só se adquira o que falta.
4. Pedir todos os recibos, todos, para meter nas despesas de Educação, no IRS, do tubo de cola ao manual escolar. É a forma do Estado cumprir, muito parcialmente, o que diz a Constituição sobre a gratuitidade do ensino.
Continuação de boas férias!
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário