terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Promover a auto-estima: sim ou não?

"Research at New York City state schools shows that telling kids they're "smart" all the time makes them anxious and causes them to underperform. You can see the kids thinking: "If I'm so smart, how come I can't figure out the answer to this question?" which leads to anxiety, which leads to not trying.", ler mais aqui .
Os paradigmas estão sempre a mudar, depois de termos sido "esmagados" por pais e professores que não queriam saber da nossa auto-estima para nada, decidimos promover a auto-estima dos nossos filhos até ao topo, para lá do topo! Agora, vêm-nos dizer que não. E mais: Se calhar, o melhor, em determinadas culturas, é dar-lhes mesmo um tabefe!
E agora? Continuo a achar que educar é navegar à vista! Por mim, vou continuar a elogiá-los quando merecem, a chamar a atenção quando é preciso, a castigar quando tem que ser. Entretanto, vou lendo o que sai de novo e adequar-me (ou não)!
BW

3 comentários:

  1. Dúvidas que, creio eu, acompanham todos os pais, tios, avós e educadores em geral... eu como tia, muitas vezes pergunto-me estas e outras questões...
    enfim, vamos navegando e fazendo o melhor possível!

    ResponderEliminar
  2. "Continuo a achar que educar é navegar à vista!"

    E como... em muitos dias com o horizonte repleto de nevoeiro...

    ResponderEliminar
  3. É por este tipo de variações que tenho alguma reserva face a "escolas de pais". Os pais precisam de conversar entre eles, trocar ideias e experiências e, às vezes, algumas dicas para entender melhor a cabeça (e o coração) dos gaiatos.

    ResponderEliminar