sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Haiti não é aqui

Os problemas de desigualdade, fome, orfandade já existiam no Haiti. O terramoto de há 15 dias veio agravar ainda mais a situação daquele país construído por escravos traficados de África.
Não há país, associação, igreja (até a Cientologia de Tom Cruise e John Travolta!) que não queira ajudar o Haiti. Faz parte do sermos humanos: a caridade, a solidariedade para com o nosso próximo. Mas onde é que estavamos todos antes do terramoto?
Ainda bem que estamos lá agora.
Ainda bem que os nosso filhos aprendem a partilhar, a ser solidários porque os pais falam sobre o assunto ao jantar, porque a escola lhes pede uma ajuda e eles são generosos! Agarram no dinheiro que estão a poupar para comprar a consola ou a bicicleta e dão uma parte ou a totalidade.
Estão a crescer solidários, orgulhamo-nos; mas é bom que também cresçam conscientes que há muitos Haitis, e que não estão todos concentrados na América do Sul ou em África; que continua a haver grandes desigualdades e que eles poderão sempre fazer qualquer coisa e não agir apenas em época de catástrofes.
BW


Sem comentários:

Enviar um comentário