quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Laurinda e os professores

A crónica de hoje de Laurinda Alves no i chama-se Professores em burnout e fala do sofrimento dos docentes por causa do mau comportamento dos estudantes.
"Os maus alunos não são apenas os marginais e os delinquentes filhos de famílias pobres ou disfuncionais; muito pelo contrário. São filhos de gente normal e até das "melhores famílias". Ser professor hoje em dia pode ser um calvário sem fim e até motivo de colapso emocional e psicológico."
O drama! E ser aluno também, acrescentaria eu. Nunca se pode ver as coisas só de um lado. Os professores sentem-se de facto a viver um calvário? Ou alguns professores não sabem o que fazer? Será que os que sofrem não são os não sabem definir regras na sua sala de aula? Os que querem ser amigos, camaradas dos alunos?
E em casa? O que é que os pais fazem? Pois se eles "são filhos de gente normal e até das melhores famílias"?
Esta manhã, conversei com uma psicóloga que me dizia que as crianças têm cada vez mais conhecimento, sabem mais, a sua inteligência é superior à da geração dos pais. Contudo a inteligência emocional, a maturidade é quase inexistente, só muito mais tarde a atingem.
O segredo para criar meninos saudáveis está nos pais, os seus primeiros educadores, defende. Pais que estabeleçam regras claras.
BW

1 comentário:

  1. "Os professores sentem-se de facto a viver um calvário?"
    Sim, alguns sentem. Sobretudo os que leccionam turmas indisciplinadas e problemáticas.

    "Ou alguns professores não sabem o que fazer?"
    Alguns não sabem já o que MAIS fazer.

    "Será que os que sofrem não são os não sabem definir regras na sua sala de aula?"
    Os professores sabem definir regras na sala de aula os alunos é que as não aceitam.
    Um menino que chega à escola sem nunca ter obedecido a regras não as sabe aceitar nem as aceita, venham elas de quem vierem.
    A Psicóloga com quem conversou pôs o dedo na ferida.
    "O segredo para criar meninos saudáveis está nos pais, os seus primeiros educadores, defende. Pais que estabeleçam regras claras."
    Quando chegam à escola pode já ser tarde.

    ResponderEliminar