segunda-feira, 21 de maio de 2012

A professora Maria Martins e os recados aos pais

No sábado estive em Viseu, a convite do agrupamento das escolas Infante D. Henrique, mais especificamente da professora Maria Martins, que podia ser uma simples professora de Música, fazer o seu trabalhinho e voltar para casa descansadinha. Viseu parece ser uma cidade tão pacífica para se viver... Mas não! Maria continuou a estudar e aplicou o que aprendeu, o que investigou, na escola.
A sua preocupação é: a relação escola/comunidade/família. Um tema importantissimo! E Maria não ficou parada, com o apoio do director da escola começou, o ano passado, a organizar encontros para pais e professores.
E, no dia 19, lá estavam os professores, os pais, a comunidade (o centro de saúde, o instituto politécnico) presentes no encontro com Teresa Sarmento, investigadora da Universidade do Minho; Martinho Loureiro, presidente da União das Associações de Pais do Agrupamento e eu, para debatermos a educação, o papel de cada actor.
Ouvimos os professores preocupados com o seu trabalho, com as condições em que o fazem; os pais preocupados com a falta de tempo que têm para os filhos. E os alunos também estiveram presentes, para brilharem e para sublinharem o bom trabalho que os professores fazem com eles. Neste caso, que Maria Martins faz com eles, para mostrar que quando um professor investe nos seus alunos, eles correspondem e dão o seu melhor!
Ouvimo-los tocar orgão, guitarra e cantar, cantar muito bem; nada de modinhas e coisinhas simples como fazem muitos meninos nas aulas de música do 5.º ao 7.º ano, não havia flautas a tocar Mozart; mas guitarras a interpretar Xutos&Pontapés e alunas afinadas e com ritmo a cantar – "é um recado para os pais", segreda-me Maria, orgulhosa dos seus alunos.




Uma professora pergunta-me o que é um bom professor para mim e eu disperso-me porque sou muito melhor, mais objectiva, à frente do computador do que de uma multidão que me olha e ouve com espírito crítico. Mantenho a ideia da exigência, da perfeição, da sensibilidade que o professor deve ter para conhecer cada um dos seus alunos, não os tratar a todos da mesma maneira; mas acrescentaria: "Um bom professor é uma pessoa como Maria Martins: envolvida até aos ossos naquilo que faz!"
BW 


Sem comentários:

Enviar um comentário