quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A importância da literatura infantil

Dora Batalim coordena com José Alfaro uma pós-graduação em Livro Infantil na Católica de Lisboa. Diz a professora à Pública do passado domingo:
"(...) muitos professores não gostam de ler. Mas estão sempre a tempo de começar.(...) Felizmente conheço muito bons professores, daqueles que lêem à frente dos alunos no intervalo. Muitas vezes bastava o exemplo. 'Se tu que és meu professor ou meu pai não lês, eu não leio.'
(...)Há professores que me dizem que não têm tempo para ler porque têm o programa... O programa é isso mesmo, ler. Os livros e os textos falam de tudo o que há no mundo. Estamos num tempo com muito poucas narrativas. Creio que é isto que faz falta às gerações mais novas. É muito angustiante ter uma sala com 45 alunos [na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich] e perguntar:'Quem é que não tinha pais ou avós que lhe contassem histórias?' quase metade da turma, pessoas de 20 e tal anos, não ouviu hustórias de maneira regular quando eram criança. Muitos dizem-me que não gostam de ler. E vão ensinar crianças. (...)"
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário