quinta-feira, 7 de julho de 2011

TEDx Lisboa ED

Hoje decorreu o 1º TEDx Lisboa ED (ED de educação).
Vale sempre a pena ouvir os outros, partilhar experiências, mas, para técnicos ou profissionais da área da educação, creio que o encontro ficou aquém das expectativas.
Um dos oradores, Paulo Mateus, apresentou uma "plataforma online de acompanhamento e relacionamento para a Educação que liga pais, professores e escolas", a Weduc. Um misto de Moodle, Escola Virtual ou Aula Digital. Portanto, apesar do valor do projeto, não foi uma grande novidade.
Depois, Vera Monteiro, psicóloga, falou sobre a promoção da motivação no contexto de sala de aula, onde essencialmente foi apresentada uma síntese de várias teorias sobre o referido tema. Também não trouxe novidade.

Para além das referidas intervenções, tivemos oportunidade de ver dois vídeos. Um do Ken Robinson, já nosso conhecido, o outro de Salman Khan.
Aqui fica este último.
Espreitem, vale a pena.

3 comentários:

  1. sofiawahnon@hotmail.com8 de julho de 2011 às 09:04

    E onde decorre o evento? já terminou? Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Com o devido respeito pelo projeto em questão, colocar a Escola Virtual no mesmo plano da Weduc é a mesma coisa que dizer que o jornal da minha Escola é uma espécie de jornal Público. A Weduc é um aglomerado de boas intenções "a cavalo" dos sound bytes da web social. Tudo o que se propõe fazer já é feito por terceiros, com resultados e impacto concreto. Dar destaque a este projeto em detrimento de tantas coisas boas que existem em Portugal é uma escolha muito mas mesmo muito discutível.

    ResponderEliminar
  3. Sofia,

    o evento decorreu no Palácio Galveias, por inscrição. Se houver outro, publicitá-lo-emos com mais antecedência aqui.

    ResponderEliminar