terça-feira, 19 de julho de 2011

De quem é a culpa dos maus resultados no Português?

Maria do Carmo Vieira volta a ser chamada para falar de uma realidade da qual me parece estar muito distante. Ataca, uma vez mais, os programas que, na sua perspetiva, estão esvaziados de conteúdos e que descreve como sendo "uma brincadeira pegada".
Todos os professores com quem falo referem os conteúdos programáticos excessivos, para além de ser consensual que as competências também devem ter um espaço privilegiado nas salas de aula e que as mesmas precisam de tempo para ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.
Discordo da leitura da referida colega. Discordo da análise que faz dos exames, particularmente da que faz do exame de 9º ano deste ano, que não me parece ter sido "infantilizante" nem me parece que tenha tido perguntas "estupidificantes".
Mas a colega faz afirmações polémicas. E isso dá audiência.

2 comentários:

  1. Genericamente, concordo com o que a editora deste blogue diz, se bem que, relativamente à prova de Língua Portuguesa de 9º ano, tenha de admitir que, não sendo "infantilizante", tinha perguntas "estupidificantes" sim.
    Pedir uma semelhança entre o episódio das "Despedidas em Belém" e o episódio "O Adamastor" na obra de Camões e, sobretudo, esperar que os alunos respondam que ambos são episódios da viagem para a Índia (cf. critérios de correcção/ cenários de resposta) é, de facto, estupidificante.
    Felizmente, as dezenas de respostas que li, enquanto correctora/ classificadora, apresentavam semelhanças muito mais elaboradas, muitas delas cotadas a zero pontos, por terem esquecido a identificação inequívoca do episódio ou do narrador.
    A pergunta sobre os hipónimos e hiperónimos era outra "estupidificante"...
    Enfim, a Mª do Carmo exagera e dramatiza, mas tem algumas razões.

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  2. A prova de exame do 9º ano estava bem elaborada. Os critérios é que, enfim... deixavam muito a desejar. Concordo consigo, Ana.

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