Se, por um lado, todos sabemos que o próprio exame e respetivos critérios de classificação exercem nesta matéria um papel preponderante, por outro, também é claro que a avaliação contínua realizada pelos docentes inclui muitos outros elementos que a avaliação externa exclui.
Enumeremos alguns exemplos de aspetos não contemplados pela avaliação externa:
-componente oral - que no caso do Português conta obrigatoriamente 25%;
- componente laboratorial - que no caso da Física e Química conta 30% da nota final do aluno;
- participação e empenho;
- progressão ao longo do ano.
Enumeremos alguns exemplos de aspetos não contemplados pela avaliação externa:
-componente oral - que no caso do Português conta obrigatoriamente 25%;
- componente laboratorial - que no caso da Física e Química conta 30% da nota final do aluno;
- participação e empenho;
- progressão ao longo do ano.
Considerando estes elementos, parece-me normal que existam oscilações entre as notas finais de ano e as dos exames. Todavia, quando estas diferenças surgem exacerbadas... alguma outra coisa está mal.
O Público ouviu alguns professores e seus representantes quanto a esta questão. Leia a notícia aqui.
Ana Soares
Olá, colega!
ResponderEliminarAbsolutamente de acordo.
Um abraço
Tenho visto "coisas" incríveis! Por exemplo, alunos aos quais foram atribuídos 20 e... no exame 11, 12 valores...
ResponderEliminarcreio que o tempo que nos é disponibilizado para a aprendizagem de toda a materia que sai em exame é muito reduzido.
ResponderEliminaros alunos necessitam de treino e de aprendizagem solida. considero que durante o 10 e 11 ano, toda a materia foi dade superficialmente e é muito mal distribuída.
a culpa é dos alunos? SIM! a culpa é dos professores? SIM! a culpa é do Ministério? SIIIM.
os alunos pouco se esforçam é mentira porque muitos esforçam-se. certas perguntas de exame estao mal colocadas que para os professores podem parecer faceis mas para os alunos não. a facilidade é relativa.
quanto à nota interna, nunca vai ser justa porque cada professor ensina de diferente maneira e elabora diferentes testes de avaliaçao. para haver justiça, o ministerio teria de elaborar tambem os testes de avaliaçao continua.
para alem de tudo isto, vários alunos respondem exactamente a mesma coisa mas sao lhes atribuidas diferentes cotaçoes pelo que concluo que as respostas extensas sao avaliadas subjectivamente.
ou seja, o ensino apenas será justo quando toda a avaliaçao continua e a avaliaçao por exames for feita a traves de escola multipla apenas.