quarta-feira, 20 de julho de 2011

As diferenças entre as notas dos exames e as dadas pelos professores

Se, por um lado, todos sabemos que o próprio exame e respetivos critérios de classificação exercem nesta matéria um papel preponderante, por outro, também é claro que a avaliação contínua realizada pelos docentes inclui muitos outros elementos que a avaliação externa exclui.
Enumeremos alguns exemplos de aspetos não contemplados pela avaliação externa:
-componente oral - que no caso do Português conta obrigatoriamente 25%;
- componente laboratorial - que no caso da Física e Química conta 30% da nota final do aluno;
- participação e empenho;
- progressão ao longo do ano.

Considerando estes elementos, parece-me normal que existam oscilações entre as notas finais de ano e as dos exames. Todavia, quando estas diferenças surgem exacerbadas... alguma outra coisa está mal.

O Público ouviu alguns professores e seus representantes quanto a esta questão. Leia a notícia aqui.

Ana Soares

3 comentários:

  1. Olá, colega!
    Absolutamente de acordo.

    Um abraço

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  2. Tenho visto "coisas" incríveis! Por exemplo, alunos aos quais foram atribuídos 20 e... no exame 11, 12 valores...

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  3. creio que o tempo que nos é disponibilizado para a aprendizagem de toda a materia que sai em exame é muito reduzido.
    os alunos necessitam de treino e de aprendizagem solida. considero que durante o 10 e 11 ano, toda a materia foi dade superficialmente e é muito mal distribuída.
    a culpa é dos alunos? SIM! a culpa é dos professores? SIM! a culpa é do Ministério? SIIIM.
    os alunos pouco se esforçam é mentira porque muitos esforçam-se. certas perguntas de exame estao mal colocadas que para os professores podem parecer faceis mas para os alunos não. a facilidade é relativa.
    quanto à nota interna, nunca vai ser justa porque cada professor ensina de diferente maneira e elabora diferentes testes de avaliaçao. para haver justiça, o ministerio teria de elaborar tambem os testes de avaliaçao continua.
    para alem de tudo isto, vários alunos respondem exactamente a mesma coisa mas sao lhes atribuidas diferentes cotaçoes pelo que concluo que as respostas extensas sao avaliadas subjectivamente.
    ou seja, o ensino apenas será justo quando toda a avaliaçao continua e a avaliaçao por exames for feita a traves de escola multipla apenas.

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