terça-feira, 5 de julho de 2011

Saramago e o Plano Nacional de Leitura

Já temos a mais recente actualização da lista de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura cujos títulos podem ser consultados aqui.

Aqui fica a informação e, por outro lado, o meu espanto ou mesmo incredibilidade por ter verificado que José Saramago, escritor que muito admiro, faz parte da lista do 6º ano das obras para leitura autónoma e leitura com o apoio do professor e pais com a obra Caim, conforme se pode constatar ao consultar aqui a referida lista.

Quem me segue sabe que tenho publicamente mostrado o quanto admiro a obra deste grande escritor. A maior flor do mundo é uma obra que pode ser recomendada às crianças. As pequenas memórias aos adolescentes. Mas o Caim no 2º ciclo?!? Não, por favor!

Ana Soares

2 comentários:

  1. Bom, ainda bem que fez aquela declaração inicial. Contudo uma boa demonstração de pensamento crítico consiste em apresentar ARGUMENTOS, FUNDAMENTOS e CONSEQUÊNCIAS e "não, por favor" não parece que possa caber em nenhuma destas categorias.

    ResponderEliminar
  2. Foi um desabafo. Não um texto argumentativo. Além disso, não me pareceu que fosse muito difícil os leitores identificarem os motivos subjacentes às minhas observações.

    ResponderEliminar