quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mais exames no final do 3.º ciclo

Dois amigos professores perguntam-me: "O que é que dizes a mais exames no final do 9.º ano?". Alheia às notícias - quando estou de férias afasto-me mesmo e só leio as gordas, na vitrina da papelaria, e vejo as notícias das 22h00, na RTP2 quando já terminei de jantar (que é quase nunca) - digo que não sei de nada, digo a verdade. E eles insistem, que sim, que vai haver mais dois exames além do de Língua Portuguesa e de Matemática. Serão de uma área científica - Físico-Química? Ciências da Natureza? E de uma língua estrangeira.
Os meus amigos que até à legislatura anterior eram contra o facilitismo dos exames e a sua falta de rigor; agora são contra os exames porque são caros. Fica caríssimo, do papel ao transporte; das medidas de segurança ao número de professores necessários, insistem. Um deles até fala do impacto ambiental. Sim, sim, vou acenando com a cabeça enquanto penso como é curioso terem mudado de opinião sem, na verdade, o terem feito.
Se antes, os exames eram maus porque não eram rigorosos; agora são bons (ainda ninguém viu uma prova feita pelo serviço externo a que o actual Governo vai encomendar os exames, mas todos têm a certeza que serão melhores pelo nível de exigência que o ministro proclama) mas ficam caros, por isso, é melhor não fazer tantos e deixar tudo como está.
BW

1 comentário: