sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os egípcios derrubaram o faraó

Há dias, na televisão os egípcios continuavam na Praça Tahir a exigir a queda de Mubarak e ela, de 11 anos, passou e disse: "Tão lindo!". Olhei, para ver se trazia alguma coisa na mão que me quisesse mostrar ou se estaria algo em cima da mesa ou na parede que eu não tivesse reparado. Nada.
Ela voltou a repetir "Tão lindo!", desta vez apontando com o queixo para o écrã da televisão. "Sim", respondi com alguma dúvida na voz. "É o 25 de Abril deles, não é?", perguntou com um olhar intenso e feliz. "É!" e abracei-a por ter aquela capacidade de se maravilhar com gente na rua a pedir a queda de um ditador, de ter um sentido de justiça tão apurado, de, mesmo sem perceber nada de geografia política ou das consequências da saída de Mubarak, se comover com milhares na rua.
BW

1 comentário:

  1. :-)
    Eu ainda me comovo...
    Fantástico igualmente foi estar numa reunião e uma colega receber na altura em que Mubarak sai, um telefonema de uma amiga egípcia que no Cairo, na rua, tem de partilhar a sua alegria, gritando em altos pulmões (o barulho na praça era ensurdecedor) "We are free!" "Our beautiful country is ours again!" Nós na reunião ficámos com um sorriso de orelha a orelha e alguém comentou, "como é bom no século XXI sentir que os povos continuam a lutar pela sua democracia".

    ResponderEliminar