quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O relatório sobre os contratos de associação

Está aqui. O relatório vem confirmar que há colégios em centros de cidades como Coimbra que terão de deixar de ter turmas com contrato de associação. Mas não só, como pode confirmar aqui (caso não queira ler o relatório de fio a pavio). O relatório revela ainda que afinal os colégios com contratos de associação têm praticamente a mesma percentagem de alunos com acção social escolar (ASE) que as escolas públicas: 39, os primeiros; 41 por cento as segundas - contudo, foram identificados dez colégios onde a percentagem de estudantes abrangidos pela ASE (escalões A e B) não ultrapassa os 15 por cento. Num, o Colégio da Rainha Santa, de Coimbra, esta percentagem desce para 1,1 por cento.
BW

4 comentários:

  1. Só li o relatório até à pag. 2. Coordenador do estudo da UC: António Rochette. Coordenador do Gabinete de Estudos Estratégicos da Federação de Coimbra do PS: António Rochette (sim, os dados do relatório podem estar correctos, não sei nem me vou dar ao trabalho de saber, quando a coisa nasce torta...).

    ResponderEliminar
  2. Barbara, o sua excelente cobertura ads questoes dest a area responsabiliza-a nest a altura. Ja leu o estudo? Alguem nos jornais estara interessado em embarcar ness a tarefa? Julgo que seri a um serviço publico, uma fez que os seus presupostos sao no minimo discutiveis, por ex, nao tem em conta o alargamento da escolaridade obrigatoria entre outros.

    Ate na questao do ase ha confusao. Seria curios comparar a taxa de alines com ase no rainha Santa com a secundaria dona Maria, amebas em coimbra. Se calhar as diferenças nao seriam muito grandees.

    FICA o desafio.

    ResponderEliminar
  3. A Clara Viana do PÚBLICO leu o estudo e tem estado a escrever sobre o mesmo. Há uma semana, escrevi um trabalho onde ambas as directoras, do Rainha Santa Isabel e da Infanta D. Maria, me diziam desconhecer o número de alunos com ASE. Agora, o estudo vem dizer que o cólégio tem 1 por cento de alunos com ASE. Na altura, Rosário Gama, da Infanta, não sabia dizer a percentagem, mas sabia que tinha aumentado desde que oferece 3.º ciclo. De recordar que o colégio tem contrato de associação para o 2.º e 3.º ciclos. BW

    ResponderEliminar
  4. E já agora... um dado interessantíssimo. Nos colégio das Caldas da Rainha não há um único aluno com Necessidades Educativas Especiais... porque será? Neste concelho a taxa de ocupação da rede pública no Secundário é de 52%. Justifica-se a existência de turmas no colégio? Obviamente que não! Afinal, podemos ou não fazer bem as contas?

    ResponderEliminar