domingo, 27 de fevereiro de 2011

bab.la dicionário

Do outro lado do oceano, onde temos muito leitores, chegou-me um conta(c)to e interessante sugestão: um portal linguístico, o bab.la. O mesmo oferece diversas ferramentas e recursos úteis para pessoas que aprendem português e se interessam por outras línguas. Entre eles encontramos dicionários em 16 línguas, incluindo os dicionários bilíngues em português-alemão; português-inglês e português- espanhol. Dispõe ainda de centenas de lições de vocabulário, testes, fóruns e outros recursos úteis para a aprendizagem de idiomas.
A mesma equipa gere ainda um blogue, chamado Lexiophiles, que trata de assuntos relacionados com a língua e cultura.

Vale a pena visitar.

Ana Soares

4 comentários:

  1. Lembro que o adjetivo "bilingue" não se grafa com acento, e os verbos "aprender" e "interessar", nos sentidos aqui usados, não podem surgir nesta sequência, sendo que um rege um nome ("aprender - uma coisa"), e o outro uma preposição ("interessar-se - POR uma coisa"). Assim, o primeiro verbo ("aprender") é deixado sem complemento. E há mais incorreções gramaticais e problemas de coesão neste breve texto, que, pela natureza do que apregoa, e pelo contexto em que se insere, contrapostos à sua qualidade, nos faz desconfiar das boas intenções de quem quer "Educar em Português".

    ResponderEliminar
  2. Agradecemos todo o comentário construtivo que seja feito ao Educar em Português.

    Lastimo que alguns leitores desconfiem "das boas intenções" das propostas e partilhas que aqui fazemos.

    Recordo ao nosso caro anónimo que bilíngue pode ser grafado com ou sem acento (como se pode observar, por exemplo, no Dicionário priberam on-line http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=bilíngue).

    Este motivo (pretenso erro ortográfico)e a gralha (pois foi por lapso que a palavra "português" não apareceu no texto) não justificam, a meu ver, um comentário gerador de suspeição sobre a boa qualidade do trabalho e proje(c)to EDUCAR EM PORTUGUÊS.

    Ana Soares

    ResponderEliminar
  3. Enquanto tradutora, recorri muitas vezes a este dicionário e sugiro-o muitas vezes aos meus alunos. Obrigada por sugeri-lo aqui, é uma excelente ferramenta!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela dica. Parabéns pelo seu belo trabalho!

    ResponderEliminar