segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A República explicada às crianças



"República das Perguntas é uma série criada para contar aos meninos dos 8 aos 12 anos como se implantou a República em Portugal e como se vivia há 100 anos.
O primeiro episódio, a exibir no dia 4 de Outubro, explica o que é uma Monarquia e “como se fica Rei “. O segundo episódio, a exibir no dia 5 de Outubro, explica o que é uma República e “como se fica Presidente”. A partir do terceiro episódio vamos mostrar às meninas e aos meninos de hoje como, há 100 anos, se mandavam SMS, a que se brincava, como se escovavam os dentes, como eram os hospitais, a escola, o cinema, as roupas, as festas de família e de amigos e muitos outros assuntos da vida quotidiana. República das Perguntas parte sempre de uma pergunta. E quem responde é o galo Columbano."
Na RTP2, a partir das 19h30

2 comentários:

  1. Escandaloso.
    Arrepiante a forma como se faz propaganda da república a crianças.
    Não bastavam os manuais de história serem imparciais e destrutivos da História na nossa Nação.
    Espero que na explicação da implantação da república estejam explícitas a revolução, a violência, os assassinatos, a corrupção e a perseguição aos media, aos políticos, à igreja e aos civis que se impuseram.

    Guilherme Campos Gil

    ResponderEliminar
  2. Este trabalho é digno de ser lido e retrata uma situação que desconhecia: Os desnacionalizados da I República, ler em http://ww2.publico.pt/Sociedade/os-desnacionalizados-da-i-republica_1457910?p=1

    ResponderEliminar