Um comentário que uma amiga deixou no Facebook sobre este artigo e que gostaria de partilhar: "É mesmo importante estarmos atentos! às vezes não é nada fácil perceber porque é que os nossos filhos reagem mal à escola. Esse já é também um sinal para procurar ajuda! Neste artigo duas das coisas que mais me ajudaram foram: - relembrar que é esgotante estarem o dia todo a lidar com a frustração - mesmo que pensemos que incomodámos o DT/professor é melhor para todos aparecermos com muita regularidade na escola Há mais uma coisa que os pais/EE podem fazer e que não foi falada aqui. A ligação à Associação de Pais. Ninguém tem tempo e dá sempre muito trabalho... Mas se todos os pais/EE fizessem a sua parte e estivessem inscritos muitos destes problemas na escola eram mais fáceis de resolver. Há também uma coisa que a sociedade não pode deixar de fazer. Pressão nos governantes para que as escolas tenham equipas multidisciplinares (Assistentes sociais, psicólogos, orientadores escolares, enfermeiros, animadores culturais ...). Isto é ainda mais necessário logo desde o pré-escolar. Mais ainda, estas equipas não podem existir "só no papel". Se estas pessoas estão sobrecarregadas a acompanhar duas e três escolas ao mesmo tempo nunca vão conseguir chegar a todos e muito menos cumprir os seu papel. Temos de exigir que tenham condições para trabalhar. As soluções existem. A forma de as conseguir por em prática é que nos está a escapar..." Obrigada Gi! BW
Um comentário que uma amiga deixou no Facebook sobre este artigo e que gostaria de partilhar:
ResponderEliminar"É mesmo importante estarmos atentos! às vezes não é nada fácil perceber porque é que os nossos filhos reagem mal à escola. Esse já é também um sinal para procurar ajuda!
Neste artigo duas das coisas que mais me ajudaram foram:
- relembrar que é esgotante estarem o dia todo a lidar com a frustração
- mesmo que pensemos que incomodámos o DT/professor é melhor para todos aparecermos com muita regularidade na escola
Há mais uma coisa que os pais/EE podem fazer e que não foi falada aqui. A ligação à Associação de Pais. Ninguém tem tempo e dá sempre muito trabalho... Mas se todos os pais/EE fizessem a sua parte e estivessem inscritos muitos destes problemas na escola eram mais fáceis de resolver.
Há também uma coisa que a sociedade não pode deixar de fazer. Pressão nos governantes para que as escolas tenham equipas multidisciplinares (Assistentes sociais, psicólogos, orientadores escolares, enfermeiros, animadores culturais ...). Isto é ainda mais necessário logo desde o pré-escolar. Mais ainda, estas equipas não podem existir "só no papel". Se estas pessoas estão sobrecarregadas a acompanhar duas e três escolas ao mesmo tempo nunca vão conseguir chegar a todos e muito menos cumprir os seu papel. Temos de exigir que tenham condições para trabalhar.
As soluções existem. A forma de as conseguir por em prática é que nos está a escapar..."
Obrigada Gi!
BW