quinta-feira, 9 de julho de 2009

Coro Infantil da Universidade de Lisboa

O Coro Infantil da Universidade de Lisboa vai realizar um concerto comemorativo do seu quarto aniversário no próximo sábado, dia 11, às 16h30, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Na primeira parte do concerto, actuará o coro dos Pequenos Cantores de Estrasburgo, um coro de renome internacional, que certamente nos deliciará com peças de Berlioz, Schubert e Mozart, entre outros.
Para a segunda parte, o Coro Infantil da Universidade de Lisboa e o atelier de preparação prepararam um concerto rico em movimento e surpresas ao som de Britten, Vasco Negreiros, Rossini, Bach, entre outros...
No final, 100 crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos encerrarão o concerto!

5 comentários:

  1. Bem sei que os alunos universitários cada vez mais parecem crianças, mas...
    ...criarem um coro infantil na universidade tem piada!!! ;)
    Realmente, Lisboa e concelhos limitrofes neste momento têm tanta oferta variada e boa que é mesmo dificil decidir onde ir e estar. Obrigada pelas vossas divulgações. Um beijo grande para as duas!

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal, é o primeiro coro infantil universitário, mas em Espanha há vários, assim como na américa do Norte e do Sul. Conheço bem este grupo pois a minha filha canta lá e garanto que vale a pena! Os concertos são quase totalmente encenados, fugindo ao clássico coro parado; as crianças cantam de cor e com alma e, para além de cantarem, ainda tocam vários instrumentos! Enfim, aconselho vivamente!

    ResponderEliminar
  3. Qual a razão da existência de um coro infantil numa Universidade???

    ResponderEliminar
  4. Anónimo: Porque as crianças são (assim o esperamos) o futuro. Para estabelecer, pela Música, essa ponte simbólica entre gerações. Para as crianças se familiarizarem, desde pequenas, com algo que é (ou devia ser) importante: a Universidade. Porque é bonito. Assim, de repente, e sem grande esforço, ocorrem-me algumas razões válidas, e não vejo caso para perplexidade :)

    Margarida

    ResponderEliminar
  5. À pessoa anónima que pergunta sobre a razão de um Coro Infantil numa Universidade:

    1º - Talvez nunca visse os dois coros de adultos, a cantarem em conjunto, algumas peças musicais...
    Como eu vi na Sé de Lisboa. Foi um espectáculo mágico e uma aprendizagem e orgulho para as crianças!
    Elas, nas suas vozes angelicais e a sua sincronização com "os crescidos", de um modo criativo, pois utilizavam movimentos, quase dança, também eram belos os cântigos em "canon"

    2º - O Coro infantil da Universidade é o exemplo de como pode ser criativo, devido à sua maestrina Èrica Mandillo, que os desenvolve no sentido da psico motricidade, do prazer de cantar "agarrando" a melodia ou a dissonância, de um modo onde não só a voz fala, mas também o corpo e seus gestos.

    3º Há coros bonitos e formais, mas este coro ensina a diferença e a inovação. Não será ele um bom motivo para também dar exemplo aos coros de adultos?!

    Há também um outro coro dos mais pequeninos que começam a apreender o que é a musica e a importância de um trabalho lúdico de cooperação e regras e que "cantar" não tem só canções aprendidas na escola de cada um, mas que grandes compositores as compuseram, também para elas!

    Helena Barroso ( uma avó de três componentes deste coro)

    ResponderEliminar