quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ensino do Português na vizinha Espanha

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o seu homólogo espanhol, Ángel Gabilondo, assinaram, esta semana, um memorando de entendimento com vista a que o Português se torne numa língua de opção com avaliação curricular nos estabelecimentos de ensino espanhóis. Com este protocolo, ambos os Estados comprometem-se a potenciar as aprendizagens do Português e do Espanhol nos respectivos países.
Assim, Português passa, pela primeira vez, a constar do programa curricular do sistema de ensino em Espanha e abre-se caminho para que o intercâmbio de aprendizagens das duas línguas se estenda a todas as comunidades educativas espanholas e portuguesas.
A ministra Maria de Lurdes Rodrigues assinará um segundo memorando de entendimento, com o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, para tornar efectiva a introdução do Português como língua estrangeira de opção e avaliação curricular nas escolas daquela região autónoma espanhola, uma vez que em Espanha a Educação é matéria descentralizada e depende, em grande medida, dos governos regionais.
Estão a ser feitas diligências com outras regiões de Espanha, como Leão e Castela, Catalunha, Andaluzia e Galiza, para que se celebrem memorandos de entendimento de igual teor ao que será assinado amanhã com a Junta da Extremadura.

2 comentários:

  1. Caro leitor,

    O pertinente comentário que aqui deixou foi, por acidente, eliminado.
    As nossas desculpas.

    ResponderEliminar
  2. Eu estava a ver o que tinha feito de mal no comentario... Isto não é para ficar como comentário no comentário, mas é sim um comentário ao vosso comentário... isto é o que se chama...
    um comentário fantastico. Estão perdoadas, Um beijinho

    ResponderEliminar