São tantas as vezes que nos cruzamos com este engraçado urso, nas lojas de roupa, nos peluches, nas mochilas, cadernos e autocolantes, que, na verdade, o mais importante, que são as suas histórias e livros, fica esquecido. Ainda por cima, em qualquer hipermercado encontramos os seus livros ao pé das novidades...
Tudo isto, creio, levou ao esquecimento do grande valor deste pequeno ursinho e das suas histórias. Quase todas primam pelas mensagens de paz, amizade, perdão, respeito pela diferença, persistência. Sempre com aventuras que agradam aos mais pequenos.
Na simples e económica colecção da Verbo, sem autocolantes, desdobráveis ou outras coisas que tais, o Pooh concorre com o Ruca e com o sonso do Noddy. Os três andam cá por casa, mas este é, sem dúvida, o meu preferido.
Podia falar-vos da Trapalhice do Bolo de Mel que destaca a importância de todas as letras (e que é um dos favoritos cá em casa) ou de A caça aos Insectos, uma aventura em que se descreve a importância do trabalho em equipa.
Resolvi trazer-vos Tenta mais uma vez. Para além do prazer da sua simples fruição, é um título também útil para ajudar as crianças a aceitar a frustração de errar e a necessidade de persistir. Nesta história, o Pooh tenta escrever o seu nome. E essa tarefa é tão difícil... Ele erra, suja-se e fica triste. São os amigos que o ajudam a não desistir, a persistir e a aceitar, com a naturalidade possível, que o erro faz parte da aprendizagem.
Ana Soares
O Winnie é de facto bom - se não fosse assim não haveria pedidos incessantes para contar 4 ou 5 vezes a mesma história.
ResponderEliminarMas experimente os livros de Max Velthuijs: O Sapo Apaixonado, O Sapo tem Medo, O Sapo e o Canto do Melro (sobre a morte!) - estão noutro patamar, digamos assim. São editados pela Caminho numa colecção onde resto há muitos outros bons.
Um dia destes traremos a colecção do Sapo aos nossos leitores. Obrigada pela sugestão.
ResponderEliminar