sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dicas para educar partilhando as tarefas da vida familiar

Educar para a responsabilidade

As grandes superfícies fazem tudo para angariar fiéis consumidores, é verdade. Mas admito que simpatizo mais com umas estratégias do que com outras. Dou-vos o exemplo de uma com a qual simpatizei. Tratou-se de um folheto que apareceu cá em casa, na caixa do correio, e que resumia em poucos itens o que fazer para "Educar partilhando as tarefas da vida familiar" referindo-se a três fases diferentes da vida das crianças e jovens (3 aos 6 anos; 7 aos 11 anos e dos 12 aos 17 anos). Podia ganhar o referido guia de co-responsabilidade na compra de alguns produtos e assim aceder a esta informação de forma mais detalhada.

Não fui comprar os referidos produtos, pelo que não ganhei o livro. Mas fiquei com o folheto que me fez pensar nesta responsabilização pela qual na escola nós também lutamos, mas onde a família, como sempre, tem um papel fundamental.
Por isso, não necessariamente com estas tarefas ou etapas, toca a responsabilizar! Dá trabalho, pois é verdade, e nas primeiras vezes as tarefas têm de ser corrigidas ou exigem a nossa supervisão (o que ocupa o dobro do tempo do que se fossemos nós a fazê-las), mas a longo prazo, sem dúvida, que os frutos serão muitos. E assim estaremos a educar os nossos filhos para uma vida responsável.
Ana Soares
ps - se clicar na imagem consegue ler o texto

Sem comentários:

Enviar um comentário