quarta-feira, 17 de abril de 2013

Olimpvs.net na Cidadela: "Como é que vocês sabem mais do que a internet?"

No final da sessão de autógrafos, uma das professoras pergunta: "Na sua experiência, nas escolas a que tem ido, eles são assim?". Assim como: perguntadores? Conversadores? Entusiasmados? Sim! Como já aqui confessei, eu adoro miúdos interessados, que fazem perguntas, que são curiosos, que querem saber mais!
E desta vez, na Escola Secundária da Cidadela que, pela primeira vez, tem turmas de 5.º ano - as que assistiram à sessão Olimpvs.net - eles não se calavam e eu saí com a garganta a arranhar de falar tão alto (com uma dorzinha de cabeça e a pensar "grandes professores que aguentam isto um dia inteiro!"), mas saí feliz!
As professoras estão de parabéns pela preparação que fizeram previamente e que os pôs tão perguntadores: deram-lhes cópias com informações sobre quem são as personagens e o primeiro capítulo de cada um dos quatro volumes. Por isso, quando perguntei "conhecem estas personagens?" e me preparava para mostrar o Minotauro, o Cerberus, a Fénix... já eles estavam aos gritos: "Sim! É o Zé, a Alice..."! Calma!
Depois as perguntas foram muitas e o que dá gozo é ouvi-las dos "rufias", aqueles que estão ao lado das professoras para que se portem menos mal. "E quando é que vão fazer um filme?", "Quem é aquela pessoa que está sempre a persegui-los?", "O deus chama-se Hades ou Hâdes?", "Porque é que aquela capa é de noite e aquela é de dia?".
Ainda a sessão não tinha começado quando uma menina se lembrou que deixara a folha com as suas perguntas na sala e saiu numa corrida. Depois fez todas e mais algumas de que se lembrou, sublinhou mais tarde, na sessão de autógrafos - "Não foram só estas!", mostrou-me orgulhosa a folha com as questões escritas a verde e numa letra bem desenhada. A pergunta mais divertida que fez foi: "Como é que vocês sabem mais do que a internet?" Fiquei um bocadinho engasgada, mas respondi: "Porque nós somos do tempo das enciclopédias" e eles olharam com um ar inquiridor. "Estes livros que vocês vêem aqui [do meu lado esquerdo está uma estante], eu tinha destes livros em casa, chamam-se enciclopédias, e têm toda a informação que precisamos. Nós lemos estes livros, também consultamos a Internet mas para termos a certeza absoluta vamos perguntar a outras pessoas que sabem mais do que nós."
"E quando uma se zanga porque não concorda com o que a outra escreve?". Bom momento para fazer pedagogia! "Nunca aconteceu, nunca nos zangámos, mas quando isso acontecer e porque nós somos amigas vamos fazer assim: por exemplo, se a Ana se zangar comigo, eu vou querer saber o que se passou e se ela tiver razão vou pedir-lhe desculpa e se for ao contrário acho que vai acontecer a mesma coisa. É assim que fazem os amigos, não é?"
BW

2 comentários:

  1. Obrigada, Bárbara.
    Sou uma das professoras da Cidadela que esteve presente na sessão que dinamizou com os nossos alunos.
    É a primeira vez que temos alunos tão novinhos e deste nível de escolaridade. Nem sempre é fácil, confesso, trabalhar com alunos tão novos e manter a ordem, mas há algo neles que a Bárbara registou no seu texto e que me fascina (e que nem sempre encontramos naqueles que têm só mais 2 ou 3 anos do que eles): a curiosidade e o interesse pelo saber.

    Obrigada por ter vindo.

    Teresa Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Sou professora de Biologia e estive presente nessa sessão. Sim, estava ao lado de um "rufia" (ou vários) mas deliciada com algumas perguntas que ele fez... De facto, por vezes não é fácil lidar com toda esta agitação e temos dias em que só nos apetece sair na sala porque não temos as condições que imaginamos para a aula que preparamos arduamente. Mas depois chegamos no dia seguinte e a excitação com a matéria, a capacidade de relação com o dia a dia, as histórias que eles próprios vão interpretando a medida que a sua "enciclopédia" vai sendo escrita, fazem-nos esquecer a aula anterior. É uma idade fantástica em que tudo é possível. Obrigada por aumentarem a cultura e imaginação destas crianças. Obrigada pela excelente sessão que fizeram na nossa escola.

    ResponderEliminar