quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Baixa da Banheira e as Doroteias

Em menos de uma semana, as autoras da colecção infanto-juvenil Olimpvs.net estiveram em duas escolas para públicos diferentes.
As autoras na Mouzinho da Silveira
Na sexta-feira, dia 5, fomos à Baixa da Banheira, do outro lado do Tejo, falar para alunos do 6.º e 7.º anos. Já todos tinham ouvido falar da colecção, ouviram com alguma atenção – houve sempre um burburinho que volta e meia era interrompido por uma professora que os mandava calar – o que tínhamos para dizer e depois fizeram perguntas que nunca mais acabavam. De tal maneira que foi preciso por cobro à coisa – "mais três perguntas e acabou", pediu um professor; na verdade, teremos respondido a mais seis!
Por vezes, as perguntas repetiam-se (evidenciando que não tinham ouvido as respostas dadas anteriormente) e às vezes era preciso gritar as respostas – eu não tenho prática de sala de aula, por isso, vou tentando fazer-me ouvir por cima dos alunos, o que implica gritar; já a Ana tem outras técnicas, entra pelas filas, olhando para os faladores e levantando-lhes a mão, para os mandar calar; dá estalos com os dedos ou bate as palmas levemente e os métodos lá vão surtindo efeito, por pouco tempo.
Houve perguntas divertidas, houve pedidos para fazer uma série televisiva a partir dos livros, houve sugestões para próximos livros. Foi uma sessão dinâmica e desafiante.
No final não vendemos um único livro – estes só ficariam à venda no dia seguinte e suspeito que tenham vendido poucos dado o estrato social dos alunos; mas os miúdos aproximaram-se de nós para pedir autógrafos e continuar a conversar. Os autógrafos foram dados em folhas fotocopiadas com a apresentação da colecção, feitas pelos professores. Por isso, eles estavam tão inteirados e tão interessados!

A professora Fernanda Mota, a editora Clara Capitão e as autoras
Ontem, foi o lançamento oficial do quarto volume. A editora escolheu o Colégio das Doroteias, em Lisboa. A apresentação foi proposta aos alunos como uma actividade livre, não foi inserida no âmbito do trabalho de nenhuma disciplina e foi feita numa tarde livre – muitos colégios da capital optam pela quarta-feira à tarde para ter uma tarde livre na semana, usada pelos professores para reunirem e pelos alunos para fazer actividades extra-curriculares fora da escola. Portanto, apesar da informação que foi para casa e dos cartazes espalhados pela escola, só foram mesmo os alunos que estavam interessados: duas dezenas.
A apresentação decorreu no mais absoluto silêncio. São miúdos educados, habituados ao ambiente de sala de aula e ao respeito pelos professores. Aberto o espaço para perguntas foram feitas duas, apenas duas e que eram complementares, na prática foi uma pergunta feita por dois alunos diferentes e pronto. Nem mais uma. Mas não há uma única curiosidade? Como escrevemos a quatro mãos? Porque escrevemos? Como inventamos estes heróis? Nada?
Fechada a apresentação, ordenadamente, os alunos levantaram-se e dirigiram-se à banca para comprarem os livros, alguns levaram três, outros apenas um, pediram-nos autógrafos e, simpáticos, falaram connosco, fizeram uma perguntinha ou outra e alguns revelaram a felicidade de ler, de devorar livros, de ter a certeza que aqueles serão lidos numa tarde!
Ficou a promessa de que para a próxima será mais animado. Sim, por favor, dêem-me miúdos ávidos por respostas!
BW

1 comentário:

  1. Incrível comparação!!!
    De facto pecebemos outras diferenças saqui resultantes...

    ResponderEliminar