segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Facebook e o conceito de "amizade"

A minha filha, de 11 anos, quis criar uma conta no Facebook. Depois de centenas de milhares de crianças da mesma idade e mais novas estarem nesta rede social, acabámos por ceder, em nome da sua vida social.
No primeiro dia do mês tratámos do assunto:
1. Ao princípio, ela só escolheu as pessoas de quem era, de facto, amiga. Umas dez.
2. Depois, voltou a rever as listas dos amigos e encontrou outras de quem gostava e que queria tornar-se "mais amiga". Aumentou para 15.
3. Nisto, começaram a "chover" pedidos de amizade. "Olha! Esta é uma das populares! Porque é que ela quer ser minha amiga? Nós nunca falámos..."; "Este foi da minha turma, mudou de escola e quando me encontra só me diz "olá", porque é que quer ser meu amigo?"; "A x é mázinha para mim..."; "O y está sempre a gozar comigo..."; "Mãe! Como é que é possível a z ter 523 amigos?!". Duas horas depois de termos criado a conta, tinha 30 amigos.
E de repente começámos a reflectir sobre o conceito de "ser amigo". O que é a amizade?
A amizade não são definitivamente os amigos do Facebook. Por isso, a lista dela continua a crescer. Não tarda tem uma centena de "amigos"...
BW

3 comentários:

  1. não é difícil chegar à centena. eu estou com perto de 80 porque resisto bastante. apesar dos pedidos que a geração mais nova da família já me fez, ainda não aceitei nenhum. só vou incluir os petizes quando chegar a vez das minhas também entrarem nestes mundos.

    acho que devia haver outro nome lá no Fb para os "amigos". já pareço os que dizem que há casamentos e "casamentos"... ;)

    no Flickr chamam-se "contactos", no Twitter chamam-se "seguidores" (em ambos não é necessária reciprocidade).
    no LinkedIn é necessária a autorização para pertencermos à lista de "contactos" do outro mediante uma pequena apresentação que indica em que contexto se conhecem (da escola, do trabalho, ou outro especificado)

    a "amizade" no FB perverte o conceito, de facto. ter uma consciência clara sobre o seu uso é tão importante, mas não sei bem como se ensina isso aos mais pequenos - parece-me que o controlo inicial tem de ser apertado e temo as reacções negativas disso que possam levar a uso mais "clandestinos" (em relação aos pais).

    ResponderEliminar
  2. no meu caso, espero que os usos "clandestinos" não existam. Por isso, abri a página com ela e é ao meu lado que ela abre o Fb. Não sei até quando, mas por enquanto é assim...

    ResponderEliminar
  3. No meu entender, o correcto seria "contactos" ou "conhecidos". Amigos é uma palavra com algum significado.
    Cumps

    ResponderEliminar