sexta-feira, 16 de novembro de 2012

É fantástico falar com os leitores!

O lançamento do volume três do Olimpvs.net correu muitíssimo bem!
Aconteceu esta tarde no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa.
O grande auditório estava cheio, cerca de 300 alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos.
Depois de a directora Margarida Marrucho nos dar as boas vindas e falar sobre a importância da leitura, de como os livros podem ser mágicos, foi a vez da editora Sara Gomes lembrar como tem sido fantástica esta aventura de escrevermos para os mais novos e de apresentar a ilustradora Patrícia Furtado - momento em que a plateia delirou por ver ali a pessoa que FAZ os desenhos!
De seguida, foi a vez de Cristina Pimentel, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, falar sobre a importância de duas heranças culturais - a Bíblia e a mitologia clássica. E, perante aquela plateia de rapazes e raparigas dos 9 aos 11 anos, que a ouvia muito calada, explicou-lhes que "Nike", a marca das sapatilhas é a deusa Vitória - e os olhinhos deles brilhavam com a 'descoberta' -, depois falou dos esquentadores "Vulcano", das sapatarias "Hera", dos nomes dos planetas e de como tudo à nossa volta tem génese na mitologia grega e romana!
E, por fim, eu e a Ana apresentámos a colecção. E é impressionante como eles estavam calados e atentos! E sabem coisas fantásticas quando lhes são perguntadas - que a cidade de Ulisses é Ítaca, que o "v" se lê "u" em latim...
Houve lugar a uma surpresa que os fez levantar do lugar e virar as cadeiras e, por momentos, parecia que passava por ali um tornado!  Imaginam 300 alunos a levantarem-se e a revirar as cadeiras ao mesmo tempo?
As perguntas, os comentários, a necessidade de sentirem uma ligação connosco é fabulosa!
"Conheces o M...?", pergunta uma miúda para a outra, enquanto espera que eu termine a dedicatória. O M. é meu sobrinho. "Acho que é a tia da E." Sim, eu sou a tia da E.
"Como se chama?", pergunto a uma garota de olhos grandes. "Bárbara", diz-me abrindo ainda mais os olhos, como quem diz "temos algo em comum". "Que nome tão raro, nunca tinha ouvido!" e ela felicíssima.
"Já leste o 1 e o 2?", pergunto a um miúdo que me apresenta o 3 para assinar. "O 1 já li duas vezes, o 2 só uma... Nunca mais chegava o 3", justifica. Minutos depois, regressa: "Já escreveram o 4? Como é que se vai chamar?"
Já no final, depois de 50 minutos a assinar livros, aparecem três alunas, debruçam-se sobre a mesa e ficam a olhar para nós. Ali estão as autoras, tão perto delas. Trocamos meia dúzia de palavras e, segundos depois, abandonam o seu posto e vão às suas vidas, felizes.
Maravilhoso.
BW
PS: Obrigada ao CSCM, ao seu corpo docente e não docente dedicadíssimo, à professora Cristina Pimentel e à Alfaguara para acreditarem neste projecto!
 

2 comentários:

  1. Cara Bárbara, dou-lhe os parabéns e muito sucesso para si e para a Ana Soares. Tal como lhe tinha dito na sessão delançamento dos dois primeiros volumes, divulguei nas minhas turmas de língua portuguesa e latim. Eles adoraram e ontem fui surpreendida por um dos meus alunos, que me disse: «estou a ler o primeiro volume e já vou a meio. Mas há mais, já sei que saiu um terceiro volume». E já está cativado e quer ler todos os volumes. Para mim este caso é diferente e especial este caso, porque se trata de um aluno com muitas dificuldades.

    Com os melhores cumprimentos, Margarida Espiguinha

    ResponderEliminar