quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"A vida não é só alegria"

Todos os dias somos bombardeados com as decisões de um ministro que deve tanto ao país que pagou a sua extraordinária educação, que sente ser um dever messiânico esmagar-nos com mais do que a troika lhe exige. Há um anseio desesperado por se ser um bom aluno, o melhor aluno, custe o que custar. E, por isso, temos de pagar, pagar, mesmo que não consigamos. Ñão interessa. Os velhos ficam com uma reforma insustentável para viver? Melhor, reduz-se agora a reforma e daqui a dois meses o corte é definitivo porque o velho já morreu e assim vamos resolvendo o problema da sustentabilidade da segurança social! A família que recebe o RSI vai ter ainda menos? Azar. Vá trabalhar, emigre, mate-se, faça qualquer coisa, mas desampare a loja! Se não, pague!
Esta filosofia do castigo - vamos ser todos castigados porque andámos a festejar, a gastar o que não tínhamos por demasiado tempo - chega também à educação.
Nesta área o castigo não se chama "austeridade", mas "exigência".
“A escola moderna é onde se aprende, onde se respeitam os professores, é a que tem metas claras de aprendizagem, onde se avalia, onde se ensina os jovens que a vida não é só alegria, a vida é muito trabalho, disse hoje Nuno Crato na inauguração de um centro escolar. Há dois dias na televisão dizia que a leitura não é só prazer... É o castigo. Castigo. Castigo.
Quem é que, neste momento, vê a vida como uma alegria? Os miúdos que vão para a escola com fome? Os pais que estão desempregados? Os professores com carreiras congeladas e sem subsídio?
Senhores ministros, já todos percebemos e sentimos na pele a ausência da alegria.
BW
PS: A Escola Moderna é um movimento que promove uma escola democrática e responsável.

1 comentário: